A BloombergNEF traça o cenário para a mobilidade elétrica em 2025: com uma previsão de 22 milhões de unidades vendidas este ano, os automóveis elétricos vão representar um em cada quatro carros vendidos este ano.
Neste artigo:
25% de todos os automóveis vendidos
Segundo o Electric Vehicle Outlook 2025 da BloombergNEF (BNEF), as vendas globais de veículos elétricos devem atingir este ano um novo marco histórico: 25% de todos os automóveis vendidos no mundo serão já elétricos, incluindo modelos 100% a bateria e híbridos plug-in.
Ainda assim, o ritmo de adoção varia significativamente entre regiões, refletindo avanços, estagnações e até retrocessos impulsionados por fatores económicos e políticos.
100% elétricos dominam
De acordo com o relatório, os automóveis 100% elétricos representam a maior parte das vendas globais de EVs em 2025, mas a BloombergNEF não especifica percentagens, que variam de região para região.
Na China, os 100% elétricos representam a esmagadora maioria das vendas, mas na Europa os híbridos plug-in (PHEV) ainda mantém uma fatia relevante, sobretudo em mercados como a Alemanha e a França.
China lidera, Estados Unidos abrandam
Com mais de metade das vendas de veículos novos já elétricas, a China consolida a sua posição como líder incontestável da mobilidade elétrica. Por contraste, os Estados Unidos atravessam uma fase de desaceleração, em grande medida devido a alterações na política de incentivos federais e ameaças à autonomia regulatória da Califórnia, que impactam diretamente o mercado.
“O apoio político nos EUA mudou substancialmente no último ano. A reversão de medidas do Inflation Reduction Act e a possível revogação de poderes da Califórnia representam sérios entraves ao crescimento”, salienta o relatório.
Europa com progresso desigual
Na Europa, 2024 ficou marcado por um arrefecimento temporário, resultado do adiamento de lançamentos por parte dos fabricantes, numa tentativa de sincronização com os novos limites de emissões de CO2 que entram em vigor em 2025.
A tendência, porém, voltou a ser positiva este ano, embora com disparidades acentuadas entre países — alguns mantêm a trajetória ascendente, enquanto outros se afastam das metas europeias. Em Portugal, os veículos 100% elétricos representam 20% do total dos ligeiros de passageiros vendidos em junho.
Países emergentes surpreendem com adesão acelerada
Regiões tradicionalmente menos associadas à mobilidade elétrica, como Sudeste Asiático e América Latina, estão agora entre os mercados com maior taxa de crescimento.
O Vietname, a Tailândia e o Brasil destacam-se com aumentos impressionantes nas vendas, impulsionados pela chegada de modelos acessíveis adequados às realidades locais. Em muitos casos, as taxas de adoção já ultrapassam as de países mais ricos.
Infraestrutura e baterias: desafios e oportunidades
A expansão da infraestrutura de carregamento público continua, mas enfrenta o desafio de custos crescentes em muitos mercados. A BloombergNEF defende que cada país deve desenvolver um “mix ótimo” entre carregamento doméstico, no local de trabalho e público. Paralelamente, a procura por baterias de iões de lítio continua a crescer, não só nos transportes como também em armazenamento estacionário. Ainda assim, a atual capacidade produtiva excede largamente a procura, criando um ambiente de preços decrescentes e acentuando a concorrência global.
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“Apesar do crescimento da procura, os fabricantes enfrentam excesso de capacidade, o que tem sido um dos principais fatores na descida dos preços das baterias”, explica o relatório.
A cadeia de fornecimento mantém-se fortemente centrada na China, sobretudo na produção de componentes como cátodos, ânodos e eletrólitos. No entanto, outros países, incluindo europeus, estão a investir fortemente na construção de fábricas locais, numa tentativa de reduzir a dependência externa.