O Renault 5 Turbo 3E ressuscita o mito do R5 Turbo, mas vai mais além, com um design exuberante e dois motores elétricos nas rodas traseiras que debitam 540 cv, cria uma categoria automóvel: a dos mini-supercarros.
Com apenas 4 metros de comprimento, é R5 Turbo 3E é extraordinariamente ágil, com um desempenho de cortar a respiração e uma espetacular ação de drift, para uma verdadeira emoção na condução.
Neste artigo
Apenas 1980 unidades serão construídas
Quem quiser um vai ter de ser pelo menos tão ágil como o automóvel. As reservas vão abrir na próxima semana, mas o Renault 5 Turbo 3E tem uma produção limitada a 1.980 unidades, todas numeradas.
Os 1.980 R5 Turbo 3E vão ser comercializados não só na Europa, mas também no Médio Oriente, Japão e Austrália, pelo que conseguir encomendar um será quase uma questão de sorte. Quem conseguir reservar uma unidade pode decorar o automóvel ao seu gosto e esperar até ao primeiro semestre de 2027, altura em que chegará aos concessionários.
Renault 5 Turbo 3E é “um monstro de automóvel”
O Renault 5 Turbo 3E é, no dizer da marca, “um monstro de automóvel construído para o rali, o drift e o desempenho em pista, adaptado à estrada.”
“Ao criar a categoria de ‘mini-supercarros’ elétricos com o Renault 5 Turbo 3E, a marca Renault demonstra, uma vez mais, a paixão e o espírito de ousadia e inovação que sempre a impulsionaram. Este modelo exuberante e superexcitado promete as melhores performances e sensações em apenas 4 metros de comprimento, o que é inédito no mercado”, diz o diretor-geral da marca Renault.
“Com este automóvel, a Renault continua a tornar os veículos elétricos cada vez mais apetecíveis, ampliando ainda mais a sua capacidade de oferecer soluções para todas as necessidades e todos os desejos”, sublinha ainda Fabrice Cambolive.
Características técnicas que impressionam
Tal como os automóveis de maiores dimensões, possui especificações técnicas impressionantes (540 cv, 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos, superestrutura em carbono. Além disso, tem uma relação comprimento/largura mínima de 2.01, o que o coloca ao mesmo nível de um supercarro, mas num formato compacto de hot hatch.
É um carro de rali, eficaz na pista e adaptado à estrada. Com velocidade máxima de 270 km/h, controlo no drift e binário de 4.800 Nm, o Renault 5 Turbo 3E 100 por centro elétrico tem boas performances até quando está parado.
Carrega bateria em 15 minutos
Com a arquitetura de 800 volts, o Renault 5 Turbo 3E tem uma potência de carga de de 350 kW DC, o que lhe permite passar dos 15 aos 80% da bateria em apenas 15 minutos.
A bateria tem capacidade para 70 kWh e proporciona uma autonomia (ainda não homologada) de cerca de 400 quilómetros.
Concebido como supercarro
Construído sobre uma plataforma personalizada e adaptada às suas ambições e desempenhos, o Renault 5 Turbo 3E é o resultado de uma colaboração entre a Renault, a Alpine Cars e os seus parceiros. Se o seu interior não deixa créditos por mãos alheias, por fora, o Renault 5 Turbo 3E foi também concebido como um supercarro.
É exuberante – como o testemunham o para-choques proeminente e as extensões das asas traseiras – sem nunca se afastar da procura de desportivismo, agilidade e aerodinâmica otimizada, que, a par do peso, é fundamental na eficácia de um automóvel elétrico.
Reavivar herança do R5 Turbo dos anos 80
A ideia principal do projeto foi reavivar a herança icónica dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais dos anos 80, utilizando tecnologias de ponta para mostrar as suas credenciais modernas e otimizar o desempenho. Este é o conceito de design retro-futurista já aplicado ao Renault 5 e ao Renault 4, renascidos como Renault 5 E-Tech elétrico e Renault 4 E-Tech elétrico.
“Reinterpretar os lendários Renault 5 Turbo e Turbo 2 é um desafio ousado. Preservámos a sua exuberância e espírito de competição, integrando tecnologias modernas e uma aerodinâmica otimizada para a era elétrica. Cada linha, cada volume exprime um equilíbrio entre performance e carácter”, diz Gilles Vidal.
“Mais do que uma homenagem, o Renault 5 Turbo 3E é uma máquina de sensações e emoções que cada um pode personalizar infinitamente”, garante o Vice-Presidente, Design, Renault & Ampere
Construído sobre nova plataforma
O Renault 5 Turbo 3E é construído sobre uma nova plataforma, com uma arquitetura de tração traseira especificamente desenvolvida. Comparado com o Renault 5 E-Tech elétrico (3,92m de comprimento e 2,54m de distância entre eixos), o para-brisas foi recuado e a distância entre eixos aumentada (2,57m) para obter dimensões únicas (4,08m de comprimento, 2,03m de largura, 1,38m de altura) que evidenciam as linhas sofisticadas.
Subscreva a Newsletter
O pilar do para-brisas, por exemplo, parece fundir-se com as rodas dianteiras. Com estas dimensões, o Renault 5 Turbo 3E tem o comprimento de um citadino e a largura de um supercarro. Com o seu desempenho combinado, criou a categoria dos “mini-supercarros”.
Um design arrojado e eficiente
Na frente, o Renault 5 Turbo 3E mantém o esquema dos seus antecessores: faróis quadrados – agora com tecnologia LED – que se fundem com o bordo do capot, uma faixa estreita com três secções centrais e dois faróis quadrados suplementares, originalmente de longo alcance, agora substituídos por luzes diurnas LED.
O difusor aerodinâmico que circunda o para-choques e a grande saída de ar, no capot, ajudam a otimizar a força descendente para um equilíbrio perfeito entre a frente e a traseira. Para maximizar a eficiência do fluxo de ar, as entradas de ar nas zonas laterais do para-choques dianteiro canalizam o ar para a frente das rodas, enquanto as grelhas laterais nas asas traseiras canalizam o fluxo sob as luzes, atrás do automóvel. Estamos a referir-nos às grelhas laterais mais altas. As grelhas laterais inferiores arrefecem os travões. A grelha do lado esquerdo também esconde a escotilha de carga.
De lado, um contorno específico enquadra os pilares do para-brisas e a linha do tejadilho do habitáculo, fundindo-se no spoiler traseiro, numa referência aos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais.
Um difusor aerodinâmico atravessa a carroçaria entre os dois farolins traseiros. Por baixo do para-choques, um difusor cuja eficácia é maximizada pelo desenho do para-choques, prolonga-se para o exterior de cada um dos lados.
Leia também:
Como um automóvel de 2 portas e 2 lugares, o Renault 5 Turbo 3E esconde rodas de 20 polegadas, em que no eixo traseiro cada uma equipada com um motor elétrico, sob as suas extensões das asas. Toda a eletrónica de potência está situada no meio, enquanto a bateria está alojada sob o piso. Esta arquitetura liberta espaço para a bagageira – uma proposta única para um automóvel tão desportivo – ao mesmo tempo que baixa o centro de gravidade.