A Tesla teve um bom mês de vendas em março, um mês em que os automóveis elétricos representaram 20% das novas matrículas em Portugal.
Neste artigo:
Efeito Model Y
Depois de em fevereiro ter tido uma quebra de mais de 50 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado, a variação homóloga das vendas da Tesla é pela primeira vez positiva este ano.
A marca norte-americana vendeu 1.209 unidades em março, o que corresponde a um aumento de 2,1% relativamente a março do ano passado. Para este aumento das matrículas pode ter contribuído decisivamente o começo das entregas do Model Y renovado.
Trimestre mau para a Tesla
Contudo, no acumulado do ano, o primeiro trimestre do ano não vai deixar boas memórias à marca norte-americana, que perdeu 25,7 por cento em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
Subscreva a Newsletter
A Tesla foi mesmo a marca em que as vendas de automóveis elétricos mais caíram nos primeiros três meses do ano.
Outra vez em primeiro
Com efeito, as vendas de março da Tesla correspondem a mais de metade das vendas totais da marca no trimestre, que foram de apenas 2.145. Em janeiro e fevereiro, a marca de Elon Musk vendeu apenas 936 automóveis em Portugal.
Neste mês de março, a marca norte-americana recuperou a sua posição como a mais vendida entre os automóveis ligeiros 100% elétricos (BEV).
Peugeot e BYD completam pódio
No pódio, o segundo lugar vai para a Peugeot, que vendeu 399 unidades em março. A marca francesa tem tido um trimestre de crescimento consistente, com um aumento de vendas de 149% nos primeiros três meses do ano face ao mesmo período do ano passado, sendo que em março esse aumento correspondeu a 17%. Apesar de tudo, a Peugeot tem uma grande diminuição de vendas de fevereiro para março. No segundo mês do ano matriculou 630 unidades e em março 399.
O pódio é completado com a BYD. Com 393 unidades vendidas, a marca chinesa continua a fazer um percurso ascendente em Portugal e ultrapassa a BMW, que vendeu 359 automóveis elétricos.
O Top 10
Em termos de volume, a Renault (309), a Mercedes-Benz (272) e a Citröen (237) são as marcas com uma boa implantação no mercado. A Volvo (177) está a sentir o aumento da concorrência no segmento dos SUV compactos, enquanto a Fiat (171) está num percurso inverso.
Leia também:
Além das marcas já citadas, entram ainda No Top 10 a Nissan (144) e a Audi (127). Ainda assim, destaque para a Kia (120) e a Dacia (110).