Inquérito Nissan a jovens Inquérito Nissan a jovens

Jovens citadinos preferem carros elétricos, revela estudo global

A maioria dos jovens residentes em cidades prefere veículos elétricos e procura reduzir a sua pegada de carbono, revela um inquérito global da Nissan desenvolvido pela Economist Impact.

A projeção possibilitada pelo inquérito mostra que a preferência pela aquisição de veículos elétricos irá aumentar mais de 50% nos próximos 10 anos.

Baterias, carregamento e custos

O estudo demonstra que o desempenho das baterias, a infraestrutura de carregamento e os custos têm uma importância muito grande na decisão de comprar automóveis elétricos.

Os inquiridos nas cidades emergentes demonstram maior preocupação com as baterias dos EV, enquanto os das cidades desenvolvidas focam-se no custo de adquirir um elétrico, já que o preço ainda é superior ao dos veículos com motor de combustão.

Entrevistados 3.750 jovens de 15 cidades

O inquérito realizado pela Economist Impact para a Nissan teve como foco as futuras escolhas de mobilidade dos jovens residentes em zonas urbanas. Foram inquiridos 3.750 jovens entre os 18 e os 30 anos residentes em 15 cidades globais.

Inquérito Nissan a jovens
Foram entrevistados 3.750 jovens entre os 18 e os 30 anos @Nissan

A amostra do inquérito foi distribuída entre Banguecoque, Copenhaga, Londres, Los Angeles, Manila, Melbourne, Cidade do México, Nova Deli, Nova Iorque, Paris, Riade, São Paulo, Xangai, Tóquio e Toronto.

Ev são os preferidos

Os veículos elétricos (EV) são o modo de mobilidade preferido. O estudo aponta para que a posse de EV entre os inquiridos aumente dos atuais 23% para mais de 35% na próxima década.

O entusiasmo é mais forte nas cidades emergentes, onde 44% dos inquiridos acreditam que estarão a conduzir EV nos próximos cinco anos, em comparação com 31% nas cidades desenvolvidas; a poluição leva os inquiridos a considerar a sustentabilidade.

A maioria (57%) dos jovens residentes em cidades está disposta a mudar os seus hábitos de viagem para reduzir a pegada de carbono e quem vive em cidades emergentes, vê as preocupações ambientais como uma questão urgente para as escolhas de mobilidade.

Maioria reconhece potencial

Mais de 40% dos inquiridos demonstram entusiasmo com as novas tecnologias dos elétricos e reconhecem o seu potencial para influenciar o quotidiano e metade dos inquiridos sabe que os EV tanto podem alimentar dispositivos externos como armazenar energia renovável excedente, transformando-se de simples meios de transporte em potenciais ferramentas de gestão de energia.

Nissan
Os veículos elétricos da Nissan estão equipados com tecnologia V2L @Nissan

Os inquiridos nas cidades emergentes demonstram maior entusiasmo pela aplicação dos EV para além da mobilidade, como o uso, partilha e transporte de eletricidade em situações de emergência.

Cidades têm de se adaptar

“Esta investigação explora como as gerações mais jovens imaginam o futuro da mobilidade—uma perspetiva essencial, uma vez que as suas escolhas irão moldar diretamente o panorama da mobilidade em evolução”, afirmou Ritu Bhandari, líder de Sustentabilidade da Ásia-Pacífico na Economist Impact.

“Os nossos resultados revelam que, para que a mobilidade sustentável tenha sucesso, as cidades precisam de equilibrar os objetivos ambientais com prioridades reais dos passageiros, como acessibilidade financeira, conveniência e inclusão”, afirmou Ritu Bhandari, líder de Sustentabilidade da Ásia-Pacífico na Economist Impact.

“Para isso – continua – são necessárias soluções flexíveis e multimodais que integrem, de forma fluída, o transporte público, os veículos elétricos, a mobilidade partilhada e o transporte ativo numa rede conectada e acessível para todos os residentes com necessidades diversas.”

Tornar adoção “mais simples”

Lavanya Wadgaonkar, vice-presidente corporativa de Comunicações Globais da Nissan, sublinha que “este inquérito reafirma a crescente procura pela eletrificação e a necessidade de criar mais consciencialização, mas o sucesso a longo prazo depende de tornar a adoção dos elétricos simples, prática e economicamente viável.

“Na Nissan, utilizamos investigação baseada em dados e inovação para colmatar lacunas, garantindo que a eletrificação não é apenas uma opção, mas um elemento central no panorama da mobilidade,” conclui Lavanya Wadgaonkar

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