Março foi o melhor mês de sempre em todos os indicadores coletados pela Mobi.E. A rede pública de mobilidade elétrica registou os números mais elevados de sempre seja em carregamentos, número de utilizadores, energia consumida e número de postos utilizados.
Neste artigo:
21.419 carregamentos por dia
Em comunicado, a Mobi.E afirma que foram realizados mais de 660 mil carregamentos em março por 108.000 utilizadores distintos, tendo sido consumidos cerca de 14,6 Gwh de eletricidade. Em média foram efetuados 21.419 carregamentos por dia.
Fazendo uma comparação relativamente ao mesmo mês do ano passado, o número de carregamentos feitos em março representa um aumento de 48%. O mesmo acontece com o número de utilizadores distintos, que teve uma subida de 44% relativamente ao período homólogo. Já a eletricidade consumida representa um aumento de 61% relativamente a março de 2024.
Infraestrutura acompanha
No primeiro trimestre do ano, a entidade gestora afirma que o número de carregamentos já ultrapassou 1,7 milhões de carregamentos, o que representa um aumento de 47% relativamente aos primeiros três meses de 2024.
A Mobi.E salienta que “a infraestrutura tem acompanhado o crescimento da procura”. No final de março, afirma, a rede de carregamento pública disponibilizada 6.091 postos, o que equivale a 11.319 pontos.
Subscreva a Newsletter
Do total dos postos, mais de 2.330 eram de carregamento rápido ou ultrarrápido, ou seja, têm uma potência superior a 22 kW. Os postos rápidos e ultrarrápidos representam 38,3% do total da rede.
Mais do que a UE exige
Outro dado importante – sublinha a Mobi.E – “é o facto de, a 31 de março, a rede Mobi.E disponibilizar mais de 377.000 kW de potência, ultrapassando o exigido pelo regulamento europeu para a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR), que determina que deve existir uma potência de 1,3 kW por cada veículo 100% elétrico e 0,8 kW por cada veículo híbrido plug-in”.
Em termos de poupança ambiental, no terceiro mês de 2025, a utilização da rede Mobi.E evitou que fossem emitidas para a atmosfera mais de 11.700 toneladas de dióxido de carbono. Seriam necessárias mais de 193 mil árvores, em ambiente urbano, com 10 anos, para reter o mesmo CO2. Fazendo as contas ao trimestre, já foram poupadas mais de 30.700 toneladas de CO2.
Em média, existem atualmente 92 tomadas por 100 quilómetros de estrada e 125 tomadas por 100 mil habitantes.
Primeira no mundo
A rede Mobi.E integra atualmente 32 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 100 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).
Leia também:
A Mobi.E foi”a primeira rede de carregamento de nível nacional do mundo”, oferecendo uma estrutura de mercado “baseada na concorrência”. A Mobi.E atua “como facilitador entre os vários fornecedores e parceiros de roaming, ao mesmo tempo que assegura a completa interoperabilidade e integração de todos os participantes”.