Rota de pesados 100% elétricos Rota de pesados 100% elétricos

Primeira rota de pesados 100% elétricos já funciona em Portugal

A primeira rota de transporte assegurada por pesados 100% elétricos entrou já em funcionamento em Portugal, levando peças para a fábrica da Stellantis.

Rota liga Oliveira de Azemeis a Mangualde

Composta por dois camiões MAN 100% elétricos de última geração, a operação é assegurada pela transportadora TJA para o grupo Simoldes, levando peças automóveis entre a fábrica de Oliveira de Azemeis e as instalações de Mangualde.

Subscreva a Newsletter

A frota TJA de zero emissões é composta por dois camiões MAN eTGX com 500 km de autonomia. Para a operacionalização da frota, foi instalado pela primeira vez em Portugal um carregador para camiões.

Primeiro carregador para pesados do país

A Galp instalou nas instalações da TJA em Estarreja um carregador de veículos pesados com 400 kW de potência, desenvolvido pela Siemens em Corroios.

Rota de pesados 100% elétricos
A operação logística da RJA para a Simoldes levou a Galp a instalar o primeiro carregador para pesados do país @Galp

O carregador ultrarrápido permite carregar (20%-100%) a bateria de um camião elétrico em cerca de 60 minutos.

“Compromisso com o futuro”

“Sentimos que estamos a dar um contributo importante para uma transição limpa no nosso setor de atividade”, afirma João Miguel Amaral, administrador da TJA. “Este projeto representa mais do que uma renovação de frota – é um compromisso firme com o futuro e com a sustentabilidade do setor logístico que foi possível graças ao impulso do nosso cliente, a Simoldes, e ao apoio dos nossos parceiros, Galp e MAN”, conclui João Miguel Amaral.

Sendo uma das espinhas dorsais da economia global, o transporte rodoviário de mercadorias é responsável por cerca de 9% das emissões globais de CO2, a maioria das quais provenientes de camiões de transporte médios e pesados.

Operação de 24 horas

A descarbonização tornou-se um imperativo global e uma prioridade para governos, empresas e sociedade em geral. Em nota de imprensa, a Galp sublinha que se tem vindo a assumir “como referência na Ibéria no fornecimento de soluções de baixo carbono sendo a eletrificação uma das vias possíveis em desenvolvimento no transporte pesado de mercadorias”.

A operação de 24 horas da transportadora TJA para a Simoldes é realizada com recurso a dois camiões elétricos em conjunto com dois semirreboques, sendo o planeamento dos carregamentos otimizado para máxima rentabilidade da operação. O acompanhamento e a gestão otimizada de toda a operação de carregamento é feita através da plataforma digital Galp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *