Elon Musk Elon Musk

Empresa desfaz-se de frota Tesla por causa de Elon Musk

Uma grande empresa de construção dinamarquesa anunciou que se desfez de toda a sua frota corporativa de veículos Tesla por causa das ações de Elon Musk.

“Decidimos com quem conduzimos”

Ao anunciar a sua decisão de devolver os Tesla da sua frota, a empresa enfatiza: “Na Tscherning, não decidimos apenas como conduzimos, mas também com quem conduzimos”.

Subscreva a Newsletter

Em nota de imprensa, a empresa dinamarquesa sublinha que “é por isso que decidimos devolver as chaves dos nossos carros da Tesla, não porque a Tesla se tornou um mau carro, mas à luz do compromisso político de Elon Musk e das opiniões que ele expressou publicamente (e que são cada vez mais difíceis de ignorar), nós, como empresa, decidimos dizer «obrigado pela boleia»”.

Empresas fogem da Elon Musk

A Tscherning acrescentou que não quer ser «associada aos valores e à orientação política que atualmente acompanham a marca Tesla». Em vez disso, irá comprar «alternativas europeias» aos veículos Tesla para reconstituir a sua frota corporativa.

Elon Musk
A Tscherning divulgou imagens da devolução da frota Tesla @DR

Este é o último episódio de um movimento que tem crescido por causa das ações políticas de Elon Musk. São já várias as empresas que não querem ver a sua imagem associada ao comportamento político do homem que simboliza a Tesla. Já no final do ano passado, a Rossmann, uma das maiores cadeias de farmácias da Europa, tinha anunciado não comprar mais automóveis Tesla para a sua frota corporativa.

Ações de Musk causam dano

Desde o ano passado que, na Europa, a Tesla está a sofrer grandes danos à sua marca devido ao envolvimento do seu CEO na política. As vendas já estavam em declínio em 2024, mas a queda acelerou drasticamente em 2025, em parte devido ao apoio de Musk a Trump e a partidos políticos de extrema-direita na Europa.

A atividade política de Elon Musk é uma das principais causas para a quebra de vendas da Tesla na Europa, que é transversal, mas não é a única. À controversa figura de Musk, junta-se uma cada vez maior concorrência, não só dos carros europeus, mas também dos chineses que estão a ganhar quota de mercado na Europa.

Os números mostram que nem o renovado Tesla Model Y deu o impulso que a Tesla esperava às vendas na Europa, tendo as vendas em março e abril – quando o MY começou a ser entregue – sido dececionantes para a marca norte-americana.

  1. O que é o Musk and a fazer de mal? Essa gente é tão ovelha. Repetem tudo o que os jornais e televisão transportam sem narrativa própria. E se formos por esse campo, qual os automóveis que deveríamos conduzir? Um Volkswagen criado por Hitler ou antes um BMW com cobalto extraído por crianças? Gente deixam de ser meee.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *