A BMW está já a fazer testes de estrada a automóveis equipados com baterias de estado sólido. A marca alemã utilizou um i7 nos testes da tecnologia que promete maior autonomia a um custo menor.
Neste artigo:
Testes decorrem na zona de Munique
Os testes decorrem na zona de Munique, tendo por objetivo investigar a gestão da expansão das células bem como saber como é controlada a pressão de funcionamento e como ajustar as condições de temperatura.
As baterias ASSB (all-solid-state battery) são vistas como o grande salto tecnológico, uma vez que prometem maior densidade energética num sistema de armazenamento muito compacto.
Baterias de estado sólido com conceitos inovadores
O BMW i7 está equipado com células ASSB de grande formato da Solid Power. A bateria concebida para o veículo de teste combina princípios de construção Gen5 comprovados (células prismáticas em módulos) com novos conceitos de módulos inovadores para a integração de células ASSB da Solid Power.
As células inovadoras foram desenvolvidas e fabricadas pela Solid Power em colaboração com especialistas do BMW Group.
Necessário desenvolver tecnologia
Os engenheiros estão contentes com os resultados dos testes, mas o trabalho não está completo. São necessários mais passos de desenvolvimento para implementar a tecnologia de baterias de estado sólido num sistema de armazenamento global competitivo, sublinha a BMW em nota de imprensa.
O BMW Group e a Solid Power acreditam no potencial da tecnologia ASSB genuína. Com uma densidade energética mais elevada em comparação com as tecnologias de baterias atuais, as baterias ASSB têm o potencial de alcançar autonomias mais longas em veículos sem as desvantagens em relação ao peso do sistema de armazenamento global.
“Mentalidade aberta”
«A Solid Power está extremamente orgulhosa de que a nossa parceria com a BMW tenha resultado na primeira demonstração de células de bateria de estado sólido num veículo», afirmou John Van Scoter, presidente e diretor executivo da Solid Power. «Acreditamos no potencial das ASSB e continuamos a impulsionar a inovação do nosso eletrólito de sulfureto para apoiar esse futuro para os EV.»
Martin Schuster, vice-presidente de células de bateria e módulos de células do BMW Group, afirma: «O nosso veículo de teste BMW i7 ASSB em circulação é um exemplo perfeito da mentalidade aberta à tecnologia do BMW Group. Estamos continuamente a avançar no desenvolvimento de novas tecnologias de células de bateria e a expandir constantemente o nosso know-how com parceiros valiosos, como a Solid Power.»
Mercedes já tinha testado
Com estes testes de estrada, a BMW torna-se a segunda marca alemã a colocar baterias de estado sólido num automóvel e a testar a tecnologia em estrada. Em fevereiro, a Mercedes-Benz anunciou que tinha colocado “o primeiro carro movido a uma bateria de estado sólido de lítio-metal na estrada” através da sua parceria com a Factorial Energy, sediada nos EUA.
Então, a Mercedes utilizou um EQS modificado, equipado com baterias de estado sólido. Com uma redução de peso prevista de 40% em comparação com as atuais baterias de iões de lítio, a Factorial pretende atingir uma autonomia de mais de 900 quilómetros.
Leia também:
Recorde-se que, em fevereiro, Martin Schuster, tinha afirmado à Autocar que as baterias de estado sólido eram ainda demasiado caras e que as atuais baterias de iões de lítio ainda tinham «um longo caminho a percorrer».