Baterias de estado sólido Baterias de estado sólido

BMW testa na estrada baterias de estado sólido

A BMW está já a fazer testes de estrada a automóveis equipados com baterias de estado sólido. A marca alemã utilizou um i7 nos testes da tecnologia que promete maior autonomia a um custo menor.

Testes decorrem na zona de Munique

Os testes decorrem na zona de Munique, tendo por objetivo investigar a gestão da expansão das células bem como saber como é controlada a pressão de funcionamento e como ajustar as condições de temperatura.

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As baterias de estado sólido permitiram uma maior densidade energética e uma maior autonomia @BMW Group

As baterias ASSB (all-solid-state battery) são vistas como o grande salto tecnológico, uma vez que prometem maior densidade energética num sistema de armazenamento muito compacto.

Baterias de estado sólido com conceitos inovadores

O BMW i7 está equipado com células ASSB de grande formato da Solid Power. A bateria concebida para o veículo de teste combina princípios de construção Gen5 comprovados (células prismáticas em módulos) com novos conceitos de módulos inovadores para a integração de células ASSB da Solid Power.

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As células das baterias de estado sólido da Solid Power @BMW Group

As células inovadoras foram desenvolvidas e fabricadas pela Solid Power em colaboração com especialistas do BMW Group.

Necessário desenvolver tecnologia

Os engenheiros estão contentes com os resultados dos testes, mas o trabalho não está completo. São necessários mais passos de desenvolvimento para implementar a tecnologia de baterias de estado sólido num sistema de armazenamento global competitivo, sublinha a BMW em nota de imprensa.

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As baterias de estado sólido são uma tecnologia que ainda precisa de desenvolvimento @BMW Group

O BMW Group e a Solid Power acreditam no potencial da tecnologia ASSB genuína. Com uma densidade energética mais elevada em comparação com as tecnologias de baterias atuais, as baterias ASSB têm o potencial de alcançar autonomias mais longas em veículos sem as desvantagens em relação ao peso do sistema de armazenamento global.

“Mentalidade aberta”

«A Solid Power está extremamente orgulhosa de que a nossa parceria com a BMW tenha resultado na primeira demonstração de células de bateria de estado sólido num veículo», afirmou John Van Scoter, presidente e diretor executivo da Solid Power. «Acreditamos no potencial das ASSB e continuamos a impulsionar a inovação do nosso eletrólito de sulfureto para apoiar esse futuro para os EV.»

Martin Schuster, vice-presidente de células de bateria e módulos de células do BMW Group, afirma: «O nosso veículo de teste BMW i7 ASSB em circulação é um exemplo perfeito da mentalidade aberta à tecnologia do BMW Group. Estamos continuamente a avançar no desenvolvimento de novas tecnologias de células de bateria e a expandir constantemente o nosso know-how com parceiros valiosos, como a Solid Power.»

Mercedes já tinha testado

Com estes testes de estrada, a BMW torna-se a segunda marca alemã a colocar baterias de estado sólido num automóvel e a testar a tecnologia em estrada. Em fevereiro, a Mercedes-Benz anunciou que tinha colocado “o primeiro carro movido a uma bateria de estado sólido de lítio-metal na estrada” através da sua parceria com a Factorial Energy, sediada nos EUA.

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O teste da Mercedes @Mercedes-Benz

Então, a Mercedes utilizou um EQS modificado, equipado com baterias de estado sólido. Com uma redução de peso prevista de 40% em comparação com as atuais baterias de iões de lítio, a Factorial pretende atingir uma autonomia de mais de 900 quilómetros.

Recorde-se que, em fevereiro, Martin Schuster, tinha afirmado à Autocar que as baterias de estado sólido eram ainda demasiado caras e que as atuais baterias de iões de lítio ainda tinham «um longo caminho a percorrer».

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