A Tesla já apresentou um pedido de licenciamento para operação com e sem condutor no estado do Arizona. A empresa tem um plano para expandir os robotaxi para novas cidades e destaca vantagem escalável do sistema FSD.
Neste artigo:
Phoenix é primeira etapa
A Tesla está prestes a iniciar uma nova fase de expansão do seu serviço de Robotaxi nos Estados Unidos. Segundo informação confirmada pelo Departamento de Transportes do Arizona (AZDOT), a empresa submeteu oficialmente, a 26 de junho de 2025, um pedido de autorização para operar veículos autónomos com e sem condutor de segurança na região metropolitana de Phoenix.
A revelação surge poucas semanas após o lançamento do programa-piloto de Robotaxi em Austin, Texas, e marca o primeiro passo oficial rumo à presença da Tesla num segundo estado americano com serviço autónomo de transporte individual. A decisão final sobre o licenciamento deverá ser conhecida até ao final de julho.
Tesla já contrata operadores para novas cidades
A expansão para o Arizona faz parte de um plano mais ambicioso. A Tesla publicou recentemente ofertas de emprego na sua página de recrutamento para funções como “Robotaxi Vehicle Operator” e “FSD Tester”, sinalizando outras localizações onde o serviço deverá ser testado e validado em breve.
As ofertas de emprego são para seis cidades de quatro estados norte-americanos, nomeadamente para Tempe, no Arizona, Palo Alto, Fremont e San Diego, na Califórnia, para Henderson, no Nevada, e Jacksonville, na Florida.
Com estas novas posições, a marca está a criar a infraestrutura necessária para avaliar desempenho e segurança do sistema FSD (Full Self-Driving) em diferentes condições regulatórias e ambientais. O objetivo, segundo fontes da Tesla citadas pela Not a Tesla App, é iniciar operações comerciais em múltiplas cidades até ao final de 2025, alinhando-se com os prazos previamente comunicados pela administração da empresa.
Estratégia técnica acelera implantação em novas regiões
O avanço simultâneo para diferentes mercados reflete o modelo de autonomia generalizada da Tesla. Ao contrário de outros operadores, a empresa não depende de sistemas de mapeamento HD exaustivo, que requerem centenas de veículos e milhares de horas de condução manual para recolha e tratamento de dados locais.
O sistema FSD (Full Self Driving), alimentado por uma rede global de aprendizagem, permite que a Tesla utilize uma frota reduzida de operadores para testar e validar a tecnologia em novas cidades. Este processo reduz drasticamente o tempo e os custos associados à entrada em novos mercados.
Tal como explica o artigo da Not a Tesla App, esta abordagem proporciona à Tesla uma “vantagem de escalabilidade” única, ao conseguir ativar serviços em novas localizações num intervalo de tempo muito inferior ao dos concorrentes que dependem de mapeamento ultra preciso.
Austin como base de testes dos Robotáxi
O programa-piloto em Austin onde a marca utiliza Model Y como robotaxi, foi iniciado recentemente, tem servido como campo de testes para funcionalidades do Robotaxi, desde navegação totalmente autónoma até à expansão do geofence — área geográfica onde o serviço está autorizado a operar.
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A Tesla anunciou que irá aumentar o perímetro da zona de serviço já este fim de semana, sinalizando que os resultados obtidos até agora são satisfatórios e que a tecnologia está pronta para avançar para novos cenários operacionais.