Após a invalidação de centenas de candidaturas na primeira fase, o Fundo Ambiental vai abrir uma segunda fase de candidaturas ao programa de incentivo à mobilidade elétrica ainda este verão, permitindo que particulares e instituições possam aceder a apoios financeiros para a aquisição de veículos zero emissões e bicicletas.
Neste artigo:
Esgotaram em 3 dias, mas…
A decisão foi confirmada oficialmente pelo Ministério do Ambiente ao Expresso, sublinhando o compromisso com uma gestão “rigorosa, transparente e equitativa” dos fundos públicos.
Estão disponíveis mais de 600 vagas, com destaque para cheques de 4 mil euros para veículos 100% elétricos, mas também apoios à compra de bicicletas elétricas, bicicletas convencionais, bicicletas de carga e motociclos elétricos. Esta segunda fase será lançada com verbas já alocadas, libertadas após a exclusão de candidaturas que não cumpriram os requisitos de elegibilidade durante a primeira etapa do aviso.

O aviso foi aberto a 31 de março, com um total de 1.425 vagas. Em apenas três dias foram recebidas 1506 candidaturas e esgotada a verba. Mas os dados do Fundo Ambiental mostram que houve 719 candidaturas ao apoio à compra de automóveis elétricos que foram excluídas, sendo considerados elegíveis apenas 787 processos.
Candidaturas inelegíveis abriram vagas para segunda fase
Com as candidaturas que foram reprovadas, ficaram acessíveis um total de 638 vagas, que serão agora canalizadas para uma segunda ronda, uma vez que o primeiro aviso esteve aberto durante 45 dias. Foi o que o Ministério do Ambiente afirmou ao Expresso: “Essas vagas permitirão a abertura de uma segunda fase do aviso de apoio à aquisição de veículos elétricos, a anunciar em breve”.

A tipologia de apoio exige que o veículo adquirido seja 100% elétrico, com preço inferior a 38.500 euros (ou 55.000 euros se tiver mais de cinco lugares) e que seja entregue para abate um automóvel com motor de combustão com mais de 10 anos.
Vagas também no apoio à compra de bicicletas
Também nas tipologias de bicicletas houve forte procura, mas centenas de candidaturas foram excluídas, libertando apoios para uma segunda fase que apoie a aquisição de 149 bicicletas de carga, 1149 bicicletas elétricas e 104 bicicletas convencionais
Estas vagas serão igualmente integradas na nova fase de candidaturas, com apoios que podem atingir os 500 euros por bicicleta, dependendo do tipo e utilização prevista.
IPSS com vagas por preencher e nova oportunidade
No caso das instituições particulares de solidariedade social (IPSS), o primeiro aviso disponibilizava até 600 apoios para aquisição de viaturas elétricas. Contudo, apenas 90 candidaturas foram recebidas, das quais 38 foram excluídas por falhas de cumprimento dos critérios, restando 52 processos elegíveis. O resultado é um saldo superior a 500 vagas para instituições que pretendam renovar a sua frota com viaturas mais limpas e sustentáveis.
Subscreva a Newsletter
Este é um dos segmentos que poderá beneficiar fortemente da segunda fase, especialmente se houver reforço na comunicação institucional e simplificação dos requisitos de acesso.




É uma enganação completa pois o valor é tão pequeno que logo abre e acaba….. tambem o site do Fundo Ambiental é 1 verdadeiro caos e labirinto…. Nada muda para melhor…
Concordo plenamente com o candidato anterior. Digo mais, uma vez que no ato de inscrição fornecemos o nosso endereço e-mail, podiam informarem-nos, nas fases do processo, o que temos de fazer.
É lamentável a gestão do Fundo Ambiental! Mudam as regras arbitrariamente, abrem um concurso para mobilidade electrica que esgota em 2 dias com meras “intenções” de compra. Deixando de fora todos aqueles que já haviam comprado e estavam à espera da abertura do concurso para concorrerem com a entrega da factura! Uma vergonha. E ainda vem a ministra dizer que a acção foi um sucesso, e a triagem inicial feita em tempo record, graças ao apoio da IA!…Uma anedota. Como era previsível, o esgotamento do fundo foi um flop! Pois mais de metade das intenções, não passaram disso! Intenções…E os que realmente tinham comprado e não percebram que isto era a abertura de um concurso de intenções ficaram a arder…Depois de dizerem que afinal cerca de metade dos incentivos ficaram por atribuir (para os veículos eléctricos…) e aqueles que ficaram de fora tentam entrar na plataforma para tentar submeter a sua candidatura, dispara um aviso a dizer que “o concurso fechou a 15 de Maio”…Que incompetência! Já que não conseguiram fazer a simples alteração desta resposta totalmente descontextualizada face à nova situação de haver incentivos para uma 2ªfase, podiam voltar a recorrer à Inteligência Artificial para actualizar esta absurda resposta automática! Lamentável esta estupidez natural do fundo ambiental!