Uma empresa australiana de logística colocou em operação a primeira frota de camiões elétricos do país apoiada por carregamento fora da rede elétrica e abastecida exclusivamente por energia renovável.
A Centurion fez um investimento de 29 milhões de dólares australianos (cerca de 16 milhões de euros). O projeto integra 30 unidades do Mercedes-Benz eActros e está agora totalmente funcional em Perth.
Neste artigo:
Infraestrutura independente com energia solar e armazenamento
Os dois polos de carregamento da Centurion operam fora da rede pública australianae foram instalados nos centros da empresa em Perth. Cada instalação possui 4,4 megawatts de painéis solares montados em telhados e baterias com capacidade de armazenamento de 10,3 megawatts-hora.
Os postos incluem 15 carregadores rápidos, com potências de 75 kW e 150 kW, distribuídos em unidades de dupla porta. Para garantir continuidade de operação, a infraestrutura incorpora geradores de reserva que utilizam óleo vegetal hidrotratado (HVO), alternativa considerada menos poluente que os combustíveis fósseis convencionais.
Camiões Actros para a área metropolitana
A frota é composta por 25 camiões eActros 300 em configuração rígida, destinados à distribuição urbana, e cinco unidades tractoras eActros para transporte de mercadorias em maior escala. Todos os veículos estão atualmente em serviço na área metropolitana da cidade australiana de Perth
A operação destes camiões é alimentada exclusivamente por energia produzida nas instalações da empresa, o que permite à Centurion avaliar o desempenho logístico em condições de abastecimento autossuficiente.
Um “avanço significativo”
O projeto foi cofinanciado pelo Future Fuels Program da Agência Australiana de Energias Renováveis (ARENA), que apoia iniciativas de transição energética no setor dos transportes. Os camiões foram fornecidos pela Daimler Truck Australia Pacific, que destacou a importância técnica da operação para o contexto australiano.
Segundo Daniel Whitehead, presidente da Daimler Truck Australia Pacific, a frota representa um “avanço significativo na implementação de soluções logísticas com emissões nulas em operações comerciais regulares”.
Elevado investimento traz segurança
A iniciativa introduz um modelo alternativo de carregamento que evita o uso da rede elétrica tradicional, levantando questões sobre viabilidade económica, replicação em outras regiões e autonomia operacional
Subscreva a Newsletter
Ainda que exija elevado investimento inicial, a Centurion considera que o sistema de carregamento fora da rede é uma boa estratégia, uma vez que permite acabar com flutuações tarifárias da energia e assim aumentar a previsibilidade de custos energéticos.