Os registos de julho revelam uma queda generaliza em mercados-chave, com exceções pontuais. A Tesla voltou a registar uma queda generalizada nas vendas em diversos mercados europeus durante o mês de julho, apesar da recente renovação do seu modelo mais emblemático, o Model Y.
Neste artigo:
Queda generalizada de norte a sul
Os dados oficiais da indústria automóvel revelam que os registos da marca norte-americana tiveram uma queda generalizada, nomeadamente em países como Suécia, França, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica e Portugal.
Na Suécia, os registos de veículos Tesla recuaram 86% face ao mesmo período do ano anterior, totalizando apenas 163 unidades. Em França, a quebra foi de 27%, com 1.307 carros registados, enquanto na Dinamarca a descida atingiu os 52%. Portugal também não escapou à tendência negativa, com uma redução de 49%, para 284 unidades.
Concorrência chinesa e desafios regulatórios dificultam recuperação
A marca liderada por Elon Musk enfrenta uma crescente pressão por parte de fabricantes chineses de veículos elétricos, como a BYD, que em julho vendeu 2.158 carros em Espanha, quase oito vezes mais do que no mesmo mês de 2024, e que alcançou o primeiro lugar em Portugal. À concorrência chinesa nos mesmos segmentos, junta-se a chegada ao mercado europeu de várias propostas de elétricos mais baratos.
A Tesla, por seu lado, continua a lidar com desafios regulatórios na Europa, especialmente no que diz respeito à condução autónoma. As regras europeias “tornam mais difícil vender o Model Y em certos países, porque a condução autónoma supervisionada é um grande argumento de venda”, afirmou Elon Musk durante uma conferência com analistas. O CEO da Tesla reconheceu ainda que a empresa poderá enfrentar “alguns trimestres difíceis”, sobretudo devido ao fim iminente do incentivo fiscal de 7.500 dólares nos Estados Unidos e à ausência de novos modelos acessíveis até ao final do ano.
Noruega e Espanha escapam à tendência negativa
Apesar da quebra generalizada, há exceções notáveis. Na Noruega, os registos da Tesla aumentaram 83% em julho, para 838 unidades, enquanto em Espanha o crescimento foi de 27%, com 702 carros vendidos.
O Model Y, em particular, registou um aumento de mais de quatro vezes na Noruega, país onde a quase totalidade das novas matrículas são de automóveis elétricos, impulsionado por uma campanha de financiamento com juros a 0% lançada pela marca em alguns países nórdicos.
Model Y com resultados mistos
A Tesla iniciou a comercialização da versão de longo alcance com tração às quatro rodas do Model Y na Europa em março, seguindo-se as variantes com tração traseira em maio. No entanto, os resultados continuam mistos: na Suécia, os registos do Model Y caíram 88%, e na Dinamarca 49%.
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A marca norte-americana anunciou já a entrega no próximo trimestre dos primeiros automóveis acessíveis da marca. Mas analistas ficaram desiludidos depois de Musk ter anunciado que se trata de um Model Y a que foram retiradas várias caraterísticas que o tornaram um campeão de vendas.