A cidade chinesa de Guangzhou lidera a revolução da condução autónoma na China, com mais de 24 milhões de quilómetros testados. O programa municipal envolve 17 empresas e prepara nova regulamentação para veículos sem condutor.
Neste artigo:
Testes de veículos autónomos em 2.600 quilómetros de vias públicas
A cidade chinesa de Guangzhou está a posicionar-se como um dos principais polos mundiais na área da condução autónoma, ao revelar que os seus veículos sem condutor já percorreram mais de 24,41 milhões de quilómetros em testes reais. O número, divulgado pelo jornal Guangzhou Daily, resulta de um programa municipal que envolve 17 empresas e abrange setores como o transporte público, logística urbana e serviços municipais.
O plano de testes cobre atualmente 2.600 quilómetros de vias públicas, distribuídos por oito distritos administrativos desta grande cidade do sul da China, incluindo 1.340 segmentos de estrada convencional e 10 troços de autoestrada. Até julho de 2025, os veículos autónomos registaram mais de 1,3 milhões de horas de operação, com 93,17% da quilometragem realizada em modo automatizado — um aumento de 3,67 pontos percentuais face a 2024.
Autocarros, camiões e veículos de limpeza circulam sem condutor
Entre os projetos em curso, destacam-se os 50 autocarros autónomos operados pelo Guangzhou Bus Group, que circulam em mais de 10 linhas urbanas. Empresas como Pony.ai, WeRide e Ruqi Mobility também participam com 75 veículos em programas-piloto, incluindo mais de 50 viaturas de limpeza urbana sem condutor introduzidas pela WeRide.
A infraestrutura digital da cidade é igualmente impressionante: Guangzhou conta com 78 mil estações base de 5G, cobrindo mais de 1.000 quilómetros de estradas nacionais e provinciais. A taxa de penetração do 5G pessoal atingiu os 105,94%, a mais elevada a nível nacional.
Integração “veículo-estrada-nuvem” e nova legislação em marcha
A cidade está a testar a integração “veículo-estrada-nuvem” em quatro zonas-piloto, com mais de 10.400 veículos equipados com módulos de comunicação PC5 e posicionamento por satélite BeiDou (o sistema chinês de navegação por satélite). A infraestrutura de apoio inclui 530 unidades de comunicação, 897 sensores e 419 estações de computação periférica, além de 205 semáforos adaptados para controlo em rede.
Em fevereiro de 2025, Guangzhou aprovou a “Ordenança para o Desenvolvimento Inovador de Veículos Inteligentes Conectados”, que estabelece o enquadramento legal para testes em estrada, operações de demonstração e implementação faseada. Um plano de desenvolvimento local define metas para a infraestrutura, regulamentação e comercialização da tecnologia.
Guangzhou é laboratório vivo
Guangzhou foi designada como centro estratégico da cadeia industrial de veículos inteligentes na China, liderada pelo grupo GAC. Desde 2024, as autoridades locais apoiaram mais de 40 projetos de investimento, incluindo novas instalações da GAC Honda, Dongfeng Nissan e Xpeng Motors.
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Com uma combinação de inovação tecnológica, apoio institucional e integração urbana, Guangzhou está a transformar-se num laboratório vivo para o futuro da mobilidade autónoma.