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Pegada de carbono do BMW iX3 mais baixa que ICE num instante

A pegada de carbono do novo BMW iX3 50 xDrive, o primeiro modelo da geração Neue Klasse, em todo o seu ciclo de vida, torna-se mais baixa do que a de um modelo em combustão em menos de nada.

Menor pegada de carbono em menos de um ano

Segundo dados divulgados pela marca, o BMW iX3 50 xDrive apresenta uma pegada de carbono inferior à de um modelo equivalente com motor de combustão após apenas 21.500 quilómetros, quando carregado com eletricidade proveniente do mix energético europeu.

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O BMW iX3 em trestes @BMW Group

Se for carregado exclusivamente com energia renovável, esse ponto de equilíbrio é atingido aos 17.500 quilómetros, permitindo aos utilizadores obter benefícios ambientais num prazo inferior a um ano.

Produção com redução de 35% nas emissões

Durante o desenvolvimento do novo iX3, a BMW implementou medidas de redução da pegada de carbono em toda a cadeia de produção, incluindo o uso de materiais secundários e energia renovável. A marca afirma ter conseguido uma redução de 35% nas emissões de CO₂ associadas à produção do modelo.

Motor Gen6 BMW
A unidade motriz Gen6 reduz as perdas de energia em 40% @BMW Group

As novas baterias Gen6 utilizam 50% de materiais reciclados, incluindo cobalto, lítio e níquel, e a produção das células recorre a fontes renováveis, o que permitiu uma redução de 42% nas emissões por watt-hora face à geração anterior.

Materiais reciclados em componentes estruturais

O novo iX3 integra materiais reciclados em diversas áreas do veículo. A cobertura do compartimento do motor e o espaço de arrumação dianteiro utilizam 30% de plástico marítimo reciclado, proveniente de redes e cordas de pesca.

BMW iX3 pegada de carbono
Materiais sustentáveis (da esquerda para a direita): Redes/Cordas de pesca (PA6), Redes/Cordas de pesca trituradas, 100% granulado de redes/cordas de pesca, composto pronto a usar (quota de 30% de matéria-prima secundária), garrafas PET (Polietileno Tereftalato), flocos de garrafas (PET), 100% granulado de garrafas PET, fios (quota de 100% de matéria-prima secundária) @BMW Group

Os suportes das rodas e os braços de suspensão são fabricados com 80% de alumínio secundário, enquanto as jantes utilizam 70% do mesmo material.

Design para circularidade e eficiência energética

A BMW aplicou o conceito “Design for Circularity” no desenvolvimento do iX3, o primeiro dos Neue Klasse, priorizando a utilização de materiais recicláveis, a seleção estratégica de componentes e a otimização para desmontagem.

Um terço dos materiais utilizados no modelo são reciclados. O consumo energético foi reduzido em 20% face ao modelo anterior, graças a melhorias na aerodinâmica, na resistência ao rolamento e na eficiência dos sistemas internos.

Produção com energia 100% renovável

O iX3 será produzido na fábrica de Debrecen, na Hungria, a primeira unidade industrial da BMW alimentada exclusivamente por energia renovável.

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Cerca de 25% da eletricidade utilizada nesta instalação provém de painéis solares instalados no local, com o restante fornecido por fontes sustentáveis externas.

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