A aposta é nos veículos elétricos mais pequenos e, por isso, a Ford decidiu adiar para 2028 o lançamento de dois dos seus modelos elétricos de próxima geração: uma pick-up de grandes dimensões e uma nova versão da van E-Transit.
Neste artigo:
Nova plataforma de baixo custo será prioridade
O adiamento afeta diretamente os planos para a fábrica BlueOval City, no Tennessee, onde estava prevista a produção da pick-up elétrica “T3” em 2027. Também a nova van elétrica, inicialmente programada para 2026 na unidade de Avon Lake, Ohio, só chegará ao mercado em 2028. Ambos os projetos já tinham sido alvo de atrasos anteriores.
Segundo o CEO Jim Farley, a Ford está a concentrar esforços numa plataforma de baixo custo para veículos elétricos compactos, com estreia prevista em 2027 através de uma pick-up mais pequena. A marca pretende reduzir o número de variantes e focar-se em segmentos onde é possível obter lucro com veículos elétricos e isso, de acordo com o CEO, é com os veículos mais pequenos.
Aposta em veículos pequenos
“O mercado de veículos elétricos puros nos EUA parece-nos muito claro: veículos pequenos utilizados para deslocações diárias e na cidade, por assim dizer”, disse o CEO Jim Farley na teleconferência de resultados do segundo trimestre da Ford.
“E o segmento comercial… acreditamos que será um negócio robusto, mas queremos reduzir o número de veículos de primeira linha. Teremos apenas alguns. E fizemos os ajustes necessários, acreditamos, para estar em segmentos onde podemos realmente lucrar com veículos elétricos”, sublinhou.
Na mesma ocasião, recorde-se, Farley prometeu “um momento Model T” a ser anunciado a 11 de agosto. Em causa deverá estar o anúncio de uma plataforma para modelos mais pequenos, de acordo com a imprensa especializada norte-americana.
F-150 Lightning e E-Transit mantêm-se como pilares atuais
Apesar dos adiamentos, a Ford garante que os modelos F-150 Lightning e E-Transit continuam a responder às necessidades dos clientes atuais.
Subscreva a Newsletter
A empresa reafirma o compromisso com o plano Ford+, ajustando o calendário de lançamentos em função da procura e da evolução do mercado.