Em julho, as matrículas de automóveis elétricos (EV) na Europa tiveram um crescimento de 39,1%, a maior subida desde agosto de 2023, revelam dados hoje disponibilizados pela ACEA.
Neste artigo:
EV com crescimento de 391,1%
Os dados da Associação Europeia dos Construtores Automóveis – ACEA hoje divulgados indicam que as matrículas de EV aumentaram 39,1% face ao mesmo mês do ano anterior.

Para este que é o maior crescimento desde agosto de 2023 muito contribuiu a subida na Alemanha. Em Portugal, os automóveis 100% elétricos representaram 20,7% das novas matrículas em julho.
Alemanha lidera com aumento de 58% nos BEV
A Alemanha foi o motor deste crescimento, de acordo com os dados da ACEA. Após a introdução de um novo plano de incentivos em junho, o país registou um aumento de 58% nas vendas de EV em julho. Este resultado demonstra o impacto direto das políticas públicas na aceleração da transição energética. Depois de ter eliminado os apoios à compra de automóveis elétricos em dezembro de 2023, o mercado dos EV afundou, tendo vindo a recuperar já em 2025. Com a aprovação em junho, pelo governo alemão, de novos incentivos, a perspetiva é aumento das vendas de veículos elétricos naquele país.
Outros mercados também contribuíram para o crescimento, com destaque para Espanha (17,1%), Polónia (16,5%) e Áustria (31,6%). Em contraste, França (-7,7%), Itália (-5,1%) e Reino Unido (-5%) registaram quedas. Desde o início do ano, venderam-se na Europa 1.011.903 automóveis 100% elétricos, mais 24,4% do que nos 7 primeiros meses de 2024.
BYD ultrapassa Tesla
A Tesla perdeu quota de mercado pela sétima vez consecutiva, com uma queda de 40,2% nas vendas e uma quota reduzida para 0,8%, face aos 1,4% de julho de 2024. Em contrapartida, a chinesa BYD entrou pela primeira vez nos dados mensais da ACEA e surpreendeu ao alcançar 1,2% de quota de mercado. As matrículas da Volkswagen, que domina o mercado, e da Renault aumentaram 11,6% e 8,8% na comparação anual, respetivamente, mas caíram 1,1% na Stellantis.
Subscreva a Newsletter
As vendas totais de automóveis na UE aumentaram 7,4%. As matrículas de automóveis elétricos a bateria, elétricos híbridos e híbridos plug-in aumentaram 39,1%, 56,9% e 14,3%, respetivamente, representando coletivamente 59,8% das matrículas do bloco, face a 51,1% em julho de 2024.
Q&A: O que revelam os números da ACEA de julho
Como se comportaram os principais fabricantes de BEV?

Volkswagen Group
Quota total de mercado (todos os tipos de motorização): 28,7%. Crescimento nas matrículas totais: +13,7% face a julho de 2024.
Marcas com maior crescimento no grupo: Skoda: +30,3%; Cupra: +49,6%; Volkswagen: +16,8%
Nota: Apesar de os dados não isolarem BEV por marca, o grupo lidera em volume e tem forte presença elétrica com modelos como ID.3, ID.4 e Cupra Born.
Renault Group
Quota total: 10,6%. Crescimento nas matrículas: +9,4%
Destaques: Dacia: +14,1%, Renault: +3,8%, Alpine: +239,6% (embora com volume baixo)
Nota: O grupo mantém boa performance com o Megane E-Tech e o Dacia Spring
BYD
Quota de mercado: 1,1%; Crescimento: +225,3%
Nota: Pela primeira vez presente no índice da ACEA, a marca chinesa ultrapassou a Tesla em volume de matrículas na UE em julho.
Tesla
Quota de mercado: 0,8%; Queda nas matrículas: -40,2%
Nota: Perdeu terreno face a concorrentes europeus e chineses, apesar de manter presença com o Model Y e Model 3
Qual o desempenho dos veículos elétricos a bateria (BEV) na Europa?
As matrículas de BEV na União Europeia cresceram 39,1% face ao mesmo mês de 2024, o maior aumento desde agosto de 2023.
Qual foi a quota de mercado dos BEV?

Os veículos elétricos a bateria representaram 15,1% das novas matrículas na União Europeia em julho de 2025. Este valor contribuiu para que os veículos eletrificados (BEV, híbridos e plug-in híbridos) atingissem uma quota combinada de 59,8%, face aos 51,1% registados em julho de 2024. A ACEA nota que as matrículas de BEV estão “ainda longe de onde precisam estar neste ponto da transição”.



