Apesar de boas notícias vindas da Noruega, o colapso da Tesla em vários mercados europeus prolongou-se em agosto, pelo oitavo mês consecutivo. Em causa, a crescente concorrência e uma reação dos consumidores a Elon Musk.
Neste artigo:
Primeiros números mostram queda
Os números de matrículas de automóveis em França, Dinamarca e Suécia, os primeiros países europeus a divulgar números mensais de agosto, mostra uma quebra de vendas significativa, que não foi estancada pelo renovado Model Y.
A exceção é a Noruega, o país do mundo que lidera a mobilidade elétrica e onde a marca norte-americana tem uma agressiva campanha de 0 por cento de juros em vigor. Dados não oficiais sugerem um aumento de 38,59% em relação ao ano anterior
Em França, os números divulgados esta segunda-feira mostram que os registos de novos automóveis da marca norte-americana caíram 47,3% em agosto em comparação com o mesmo mês de 2024, enquanto o mercado automóvel como um todo cresceu quase 2,2%.
Já na Suécia, a queda foi de 84%, a mais alta registada nos países de que já se conhecem os números e onde as vendas de veículos elétricos permaneceram estáveis e o mercado como um todo cresceu 6%. Na Dinamarca, os registos da Tesla caíram 42%.
Tesla domina na Noruega
A Noruega, onde a Tesla tem raízes profundas e praticamente todas as vendas de automóveis novos são elétricas, manteve-se fora do padrão, com um aumento de 21,3% nas matrículas da fabricante americana de veículos elétricos. Mas a rival chinesa BYD viu as matrículas dispararem 218%.
Naquele país nórdico, o Model Y é o automóvel mais vendido e o CarUp, um meio especializado local, estima que a marca tenha um total de 22% do mercado automóvel da Noruega, país onde os automóveis elétricos representam 98% das novas vendas.
Os maiores mercados europeus da Tesla são a Alemanha e o Reino Unido, que também registaram uma quebra nas vendas este ano, mas que ainda não divulgaram as vendas de agosto. O mesmo aconteceu com Portugal, onde os números de agosto devem ser divulgados mais ao final da tarde.
Mercado mais competitivo
De acordo com analistas ouvidos pela agência Reuters, a empresa possui uma linha pequena e envelhecida e não lançou um novo modelo para o mercado de massas desde o Model Y em 2020, enquanto os novos rivais chineses e os fabricantes de automóveis tradicionais estão a inundar o mercado com novos modelos.
“Uma das razões pelas quais continuamos a ver volumes dececionantes da Tesla pode ser parcialmente atribuída a um ambiente de mercado mais competitivo”, disse Matthias Schmidt, analista do mercado automóvel europeu da Schmidt Automotive.
Schmidt acrescentou que a insistência de Musk durante a teleconferência com investidores do segundo trimestre da fabricante automóvel, em julho, de que “não há problemas com os volumes da Tesla no mercado europeu”, quando a sua quota de mercado na Europa Ocidental caiu de 2,5% em 2024 para 1,7% no primeiro semestre do ano, o fez “parecer delirante”.
Renovado Model Y não foi solução
No início deste ano, os representantes da Tesla na Europa argumentaram que o declínio nas vendas do fabricante automóvel se devia, em grande parte, à mudança da produção para o Model Y remodelado, que foi o carro mais vendido na Europa em 2023.
As entregas do Model Y revisto começaram em grande parte da Europa em junho, mas as vendas do Model Y caíram 46,5% na Dinamarca em agosto e 87% na Suécia. Apenas na Noruega esta tendência é contrariada, com o veículo a ser o mais vendido no país.
Influência de Musk “polarizada”
Os problemas competitivos da Tesla foram agravados pelas políticas de Musk , que geraram uma forte reação dos consumidores de países como Alemanha ou Países Baixos.
Ginny Buckley, CEO da Electrifying.com, disse à Reuters que o site de consultoria sobre veículos elétricos tem vindo a monitorizar o sentimento dos consumidores em relação à Tesla desde o início do ano. “O que é claro é que a influência de Musk na marca se tornou cada vez mais polarizada”, disse Buckley. Mais de metade dos inquiridos pela Electrifying.com disseram que Elon Musk os está a fazer adiar a compra de um Tesla, “sinalizando que o domínio da Tesla já não é uma certeza”.
Por seu turno, Andy Leyland, cofundador da SC Insights, especialista em cadeia de abastecimento, afirmou à agência noticiosa que, para além do aumento da concorrência e da “estagnação das linhas de produtos”, a Tesla enfrenta “uma diminuição da lealdade à marca e uma perda de vantagem tecnológica”.
Tesla usados com grande subida no Reino Unido
A Tesla reduziu drasticamente o preço dos carros novos a partir de 2023, prejudicando seriamente o valor dos Teslas usados que estão agora a ser comprados rapidamente, de acordo com o mesmo analista.
A Marketcheck, que recolhe dados de veículos usados no Reino Unido, informou que as vendas de Teslas usados atingiram um recorde em julho, com um aumento de 270%. Naquele país, o preço médio de um Model Y usado atingiu um novo mínimo em julho, com uma queda de 41% desde julho de 2023, informou a Marketcheck, citado pela Reuters.
Problemas também na China
Na China, a Tesla reduziu o preço do Model 3 Long Range RWD em 10.000 RMB (o equivalente a 1.400 dólares). O modelo tem uma autonomia de até 830 km e uma aceleração dos 0 aos 100 em 5,2 segundos
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Este corte no preço acontece menos de um mês após o lançamento do modelo no maior mercado de veículos elétricos do mundo e ainda antes das primeiras entregas, o que denota que os números das encomendas devem estar bastante aquém das previsões da marca.