O Mercedes-Benz lançou a versão 100% elétrica do seu campeão de vendas. O SUV Mercedes GLC tem uma arquitetura de 800 volts e uma autonomia de mais de 700 km.
Neste artigo:
Best-seller volta a ser 100% elétrico
O GLC com tecnologia EQ, que é o nome oficial da versão totalmente elétrica, é o regresso da eletrificação ao campeão de vendas global da Mercedes, desde que o EQC saiu de produção em 2024.
O GLC foi o SUV médio premium mais vendido na Europa até julho, de acordo com os dados da Dataforce, com 62.875 unidades vendidas, um aumento de 17% face a 2024. O Volvo XC60 ficou em segundo lugar, com 52.470 unidades vendidas, e o BMW X3, em terceiro, com 38.514.
Mercedes GLC com 713 km de autonomia

O novo Mercedes GLC tem uma arquitetura do sistema elétrico de 800 volts, o que permite um carregamento rápido, e uma bateria de 94 quilowatts-hora. A versão de lançamento, o GLC 400 4Matic, com dois motores elétricos e uma potência total de 360 kW, consegue uma autonomia de até 713 km.
“Não estamos apenas a apresentar um novo modelo, estamos a eletrificar o nosso campeão de vendas”, disse Kallenius em comunicado. O Mercedes GLC “contará com uma nova linguagem de design ousada, tecnologia de ponta, o nosso sistema operativo MB.OS e um desempenho que desperta entusiasmo.”
“É um automóvel extremamente importante”
Ola Kallenius, CEO do Grupo Mercedes-Benz
Disponível já em 2026
O novo GLC estará disponível no primeiro semestre de 2026, afirmou a Mercedes, descrevendo o GLC como “construído prioritariamente para veículos elétricos”, sendo que os preços serão revelados posteriormente. A nova geração do Mercedes GLC incluirá outras motorizações elétricas, e também a combustão, mas a marca não forneceu mais detalhes.

A Mercedes-Benz está a começar a lançar a sua segunda geração de veículos totalmente elétricos. O primeiro veículo elétrico de nova geração foi o CLA sedan, com até 750 km de autonomia, e uma versão carrinha.
Depois do Mercedes GLC, a marca lançará um Classe C sedan totalmente elétrico no próximo ano e, até ao final de 2026, um SUV compacto elétrico GLA, disse Kallenius.
Mais desportivo e atlético
A Mercedes afirma que o design do novo GLC é mais desportivo e atlético do que o da geração atual, definido por cavas das rodas pronunciadas e “ombros” mais profundos que transmitem uma “sensação de dinamismo”.

No novo Mercedes GLC, a distância entre eixos do SUV aumenta em 80 mm, atingindo os 2.972 mm. Com este aumento, os passageiros dianteiros têm mais 13 mm de espaço para as pernas e os passageiros traseiros mais 47 mm, diz a Mercedes. O espaço para a cabeça foi aumentado em 46 mm na frente e 17 mm na traseira, graças ao teto de abrir panorâmico de série.
Hyperscreen abrange todo o painel
No habitáculo, destaque para o sistema de infoentretenimento MBUX de quarta geração com IA da Microsoft e da Google. O sistema pode ser visualizado através de um “Hyperscreen” opcional que abrange todo o painel e combina vários ecrãs atrás de um único painel de vidro.
A Mercedes afirma que isto proporciona uma “experiência interior imersiva com 11 temas emocionais que combinam ambientes de ecrã com iluminação ambiente. Os temas variam de calmos a intensos, de frios a aconchegantes, e de técnicos a emocionais.

Grelha com animação
O GLC tem um novo design de grelha cromada, mais vertical, que a Mercedes descreve como “definidor da marca”, que tem 942 pontos iluminados e que reproduz uma sequência animação reproduzida durante o carregamento ou quando o condutor se aproxima. A estrela central de três pontas também é iluminada.
Subscreva a Newsletter
A bagageira oferece 128 litros de espaço para bagagem, enquanto o piso de carga traseiro pode ser rebaixado em 80 mm O modelo tem ainda espaço de arrumação sob o capot (frunk).



