No total, há 1,7 milhões de veículos elétricos em circulação no mundo, revela um novo estudo da Rho Motion.
Neste artigo:
BEV lideram vendas
As vendas globais de veículos elétricos (VE) voltaram a subir em agosto, mês que registou um aumento de 5% em relação a julho e mais 15% do que em agosto de 2024, de acordo com novos dados da consultora.
Os dados da Rho Motion revelam que a maior parte das vendas foi de veículos elétricos a bateria (BEVs). Os 100% elétricos representaram a maior parte das vendas, com 1,16 milhões de unidades, enquanto os híbridos plug-in (PHEVs) totalizaram 570.000. No total, foram vendidos 12,5 milhões de VE nos primeiros oito meses deste ano.
O crescimento dos veículos elétricos
Charles Lester, gestor de dados da Rho Motion, explicou o que está a impulsionar os números nos diversos mercados: “o mercado norte-americano atingiu um máximo histórico mensal, com os consumidores dos EUA a acelerarem as compras para aproveitar o crédito fiscal antes que este expire no final de setembro. O impulso mantém-se na Europa, sustentado pela legislação de emissões, com os principais países do setor automóvel, Alemanha e Reino Unido, a crescerem 45% e 31% no acumulado do ano, respetivamente”.
O analista sublinha que “o crescimento anual no mercado chinês abrandou entre julho e agosto de 2025; no entanto, isto compara com um período em que os subsídios para o programa de troca de veículos aumentaram no ano passado, o que impulsionou a procura de veículos elétricos no país”.
Mais 25% a nível global
A nível global, os dados da Rho Motion revelam que os veículos elétricos tiveram um aumento de 25%, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Curiosamente, foi nos países emergentes que as vendas mais subiram, com um crescimento de 44% e 1 milhão de veículos nas estradas.
A China continua a ser, de longe, o maior mercado de veículos elétricos, com 7,6 milhões de unidades e um crescimento de 25%, enquanto a Europa tem 2,6 milhões e um aumento de 31% relativamente a agosto de 2024.
Europa com grande expansão
A Europa está a atravessar um momento de grande expansão do mercado de veículos elétricos. As vendas subiram 31% no acumulado do ano, divididas quase igualmente entre veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in (PHEVs). A Alemanha lidera com um aumento de 45%, enquanto o Reino Unido cresceu 31%. Espanha duplicou as suas vendas de veículos elétricos este ano, e Itália cresceu 41%.
A França é a exceção, com uma queda de 9% nas vendas até à data em 2025. As vendas de agosto no Reino Unido caíram 32% em comparação com julho, mas esta é uma desaceleração sazonal normal antes de um grande aumento em setembro, ligado a novos números de matrículas.
Subscreva a Newsletter
Na América do Norte, as vendas subiram 6% até agora este ano, mas agosto estabeleceu um novo recorde mensal, com os compradores americanos a apressarem-se a garantir o crédito fiscal federal antes que este acabe a 30 de setembro. Os analistas esperam números fortes em setembro, seguidos de uma queda acentuada no quarto trimestre.