O BYD Yangwang U9 Xtreme é o carro mais rápido de sempre. O hipercarro atingiu uns impressionantes 496,22 km/h na pista da Automotive Testing Papenburg (ATP), na Alemanha, tornando-se o modelo de produção mais veloz do mundo.
Neste artigo:
Novo recorde absoluto
Pilotado pelo piloto alemão de GT Marc Basseng, o BYD Yangwang U9 Xtreme fez-se à pista oval com um objetivo muito claro. Engenheiros e piloto não queriam o galardão de veículo elétrico mais rápido de sempre. Queriam mais. A sua meta era estabelecer um novo recorde absoluto para veículos de produção. Queriam o título de carro mais rápido do mundo. E conseguiram-no no dia 14 de setembro de 2025, foi agora anunciado.
O BYD Yangwang U9 – o hiper-carro da submarca premium do construtor chinês – ainda há menos de um mês tinha estabelecido o recorde de velocidade para veículos elétricos, ao atingir os 472,41 km/h.
Agora, sonharam mais alto, queriam bater um recorde absoluto, queriam que o U9 Xtreme se tornasse o carro mais rápido do mundo. Com aproximadamente 3.000 cv, o U9 Xtreme é baseado no Yangwang U9, mas com diferentes configurações ao nível da aerodinâmica e é o mesmo automóvel que bateu o recorde anterior referente aos veículos elétricos. O U9 Track Edition foi agora batizado U9 Xtreme.
Qual é o carro mais rápido do mundo?
Qual é, então, o carro mais rápido do mundo? Durante seis anos, a resposta correta seria o Bugatti Chiron Super Sport 300+. Mas depois de o BYD Yangwang U9 Xtreme ter atingido os 496,22 km/h na pista da Automotive Testing Papengurg, essa resposta já não está correta.
O Bugatti Chiron Super Sport 300+ conseguiu uns impressionantes 489,7 km/h em 2019. O recorde manteve-se durante vários anos, com o carro a ser o modelo de produção mais rápido do mundo, mas a Bugatti tem agora de se contentar com a coroa de o carro de produção com motor a combustão mais veloz.
E isto porque o BYD Yangwang U0 Xtreme conseguiu atingir os 496,22 km/h, uma velocidade que não estará ao alcance de um automóvel a combustão. É o próprio piloto quem o diz.
Recorde “só possível” com veículo elétrico
“Este recorde só foi possível porque o U9 Xtreme tem simplesmente um desempenho incrível”, explica o piloto alemão de GT Marc Basseng, que estabeleceu o novo recorde. “Tecnicamente, algo deste género não é possível com um motor de combustão. Graças ao motor elétrico, o carro é silencioso, não há alterações de carga e isso permite-me focar ainda mais na pista.”
O Yangwang U9 é o primeiro automóvel de produção com uma ultra-alta voltagem de 1.200 Volts. Desenvolvido pela BYD, o carro é alimentado pelas mais recentes baterias de iões de lítio fosfato de nível de pista com arrefecimento de camada dupla, capaz de atingir taxas de descarga de 30 °C para uma melhor gestão térmica, na já conhecida configuração “blade” da BYD.
“É fantástico”
A vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, afirmou que “este é um momento de enorme orgulho para todos na divisão de investigação e desenvolvimento. A Yangwang é uma marca que não reconhece o impossível, e só através deste compromisso com o futuro é possível chegar a um veículo como o U9X. Agradeço a toda a equipa e ao piloto, Marc Basseng, pela sua capacidade e contributo técnico. É fantástico que o carro de produção mais rápido do mundo seja agora elétrico.”
O BYD Yangwang U9 já está à venda no mercado chinês, e a marca vai produzir “um máximo de 30” unidades do U9 Xtreme.
O BYD Yangwang U9 Xtreme
O U9 Xtreme é baseado no U9 existente e equipado com equipamento aerodinâmico melhorado, incluindo um splitter dianteiro maior em fibra de carbono, um capot com design de dois canais e uma asa traseira proeminente em forma de pescoço de cisne. Com 4.991 mm de comprimento, 2.029 mm de largura e 1.351 mm de altura, tem uma distância entre eixos de 2.900 mm. O automóvel circula com jantes de 20 polegadas de cinco raios duplos combinadas com pneus semi-slick GitiSport e·Gtr2 Pro, desenvolvidos em conjunto com a Giti para velocidades até 500 km/h. A travagem é realizada por pinças de titânio e discos de carbono-cerâmica melhorados.
A potência provém de uma configuração de quatro motores utilizando o sistema Yi Sifang da BYD, operando numa plataforma de carboneto de silício de 1.200 V. Cada motor fornece 555 kW, resultando em 2.220 kW (aproximadamente 3.000 cv). O sistema fornece uma relação potência/peso de 1.217 ps por tonelada. Os ajustes de vectorização de binário ocorrem mais de 100 vezes por segundo, distribuindo a potência de forma independente por cada roda.
Subscreva a Newsletter
O chassis integra o sistema de controlo ativo da carroçaria DiSus-X da BYD, que emprega suspensão de válvulas duplas para ajustar o movimento vertical das rodas em tempo real, melhorando a tração durante a aceleração, travagem e curvas. O U9 Xtreme também estreia uma bateria Blade de fosfato de ferro-lítio de nível de pista com arrefecimento de camada dupla, capaz de atingir taxas de descarga de 30 °C para uma melhor gestão térmica.