Pretendiam utilizar o Tesla Autopilot para serem os primeiros a atravessarem os Estados Unidos de costa a costa sem tocarem no volante. A viagem acabou abruptamente aos 96 km. Os dois influencers gravaram tudo em vídeo e só podem queixar-se de si próprios.
Neste artigo:
Tesla Model Y voou
A viagem tinha tudo para ser épica. Os dois influencers queriam ficar para a história ao ligar Los Angeles a Nova Iorque em condução totalmente autónoma mas, 96 quilómetros depois da partida, depararam-se com um obstáculo bem visível na estrada e o condutor confiou no FSD (Full Self Driving) da Tesla e não tomou o controlo do automóvel.
O Tesla Model Y da nova geração bateu com o piso no obstáculo e voou e a viagem teve de ficar por ali. O impacto foi de tal ordem que a barra estabilizadora partiu e a suspensão ficou danificada. “Estou sem palavras com o que acabou de acontecer. Absolutamente sem palavras”, diz o condutor no final do vídeo.
Milhares de quilómetros em condução autónoma
O influencer tem um Tesla Model Y equipado com a versão V13 do FSD, e confessa que a condução autónoma passou “a fazer parte do meu dia a dia”. “O nosso Juniper Model Y tem-se mostrado incrível com o FSD, e o HW4 (a 4ª geração do computador de bordo) é incrível nas suas capacidades”.
Tanto assim é, que o Bearded Tesla Guy já fez viagens longas recorrendo apenas à condução autónoma, tendo recentemente feito 1.600 km da Flórida para Indiana. “Tive o prazer de experimentar uma verdadeira viagem ininterrupta de carregador a carregador com o FSD, sem assumir o controle. Foi depois dessa viagem que, pela primeira vez, pensei que o FSD seria capaz de ir de costa a costa com o FSD sem que eu assumisse o controle”.
Vítima da sua confiança no Autopilot
Ao assistir ao vídeo, pode-se dizer que o Bearder Tesla Guy foi vítima da confiança que foi adquirindo na resposta do Autopilot da Tesla.
O obstáculo é bem visível na estrada e o passageiro alerta o condutor. Momentos antes do acidente, diz-lhe: “parece que temos alguma coisa ali à frente”, o que é confirmado: “temos de certeza”. Apesar disso, o youtuber não assume o controlo do veículo, confiando que o Autopilot é capaz de detetar o obstáculo e contorná-lo.
O que diz a Tesla?
No site da marca para Portugal, o FSD é vendido como extra (a versão base do Autopilot é de série). A Tesla anuncia-o como “capacidade de condução autónoma total” e descreve-o da seguinte forma: “inclui o Autopilot aperfeiçoado, além do controlo de semáforos e sinais de stop. Além disso, em futuras atualizações, o seu veículo será capaz de se conduzir de forma autónoma em praticamente qualquer local com intervenção mínima do condutor”.
No momento da configuração do automóvel que se quer comprar, a capacidade de condução autónoma é descrita de uma forma bastante otimista, talvez porque a marca pretenda que o comprador coloque a opção e pague por ela 7.500€. Mas a própria marca é mais realista na página em que descreve o Model Y, e fala em “condução autónoma total (supervisionada)”, sublinhando que “terá acesso a um conjunto de funcionalidades de assistência ao condutor mais avançadas, concebidas para proporcionar mais orientação ativa e condução assistida sob a sua supervisão ativa”.
Autopilot exige sempre supervisão
Mesmo o mais completo Full Self Driving da Tesla é considerado oficialmente um sistema de nível L2, o que pressupõe que o condutor esteja preparado para assumir o controlo a qualquer momento.
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Isso mesmo é dito por Bearded Tesla Guy na descrição do vídeo:
“É extremamente importante observar que, mesmo no nosso novíssimo Tesla Model Y 2026, o FSD V13 é SUPERVISIONADO, o que significa que o sistema não permite que você opere sem prestar atenção. Na verdade, o, o sistema solicitará que preste atenção ou será desativado e bloqueará até a próxima viagem”, escreve na descrição do vídeo em que se vê o acidente.