O BYD ATTO 3 de 2022 tinha problemas de segurança com a condução assistida. Mas a marca já resolveu o problema com uma atualização over the air. O Euro NCAP considera agora o sistema como “moderado”. No BYD ATTO 3 de 2025, a avaliação já é boa.
Neste artigo:
BYD ATTO 3 com problema resolvido Over the air
Com a atualização do seu software over the air, a marca melhorou francamente o sistema de condução assistida do BYD ATTO 3 de 2022. O desempenho melhora para uma classificação “Moderada”, com 60% em Competência de Assistência e 72% no Apoio à Segurança.
Já o BYD ATTO 3 de 2025 tem um novo sistema de condução assistida, que atinge a classificação “Boa” do Euro NCAP, com 67% em Competência de Assistência e 80% no Apoio à Segurança.
“Os proprietários dos modelos anteriores a 2025 devem garantir que instalam a atualização para beneficiarem de um sistema de condução assistida melhorado”
Richard Schram, Diretor Técnico do Euro NCAP
Qual era o problema do BYD ATTO 3?
Mas então qual era o problema do BYD ATTO 3? O que é que o Euro NCAP detetou?
No teste realizado em outubro de 2024 ao ATTO 3, a história foi completamente diferente e levou mesmo o Euro NCAP a atribuir a primeira classificação “não recomendado” da história da organização.
Depois de verificarem que o Intelligent Adaptive Cruise Control não reagia de forma adequada perante outros automóveis ou motociclos e não atuava corretamente quando o condutor não respondia, os peritos de segurança atribuíram nota negativa ao sistema de condução assistida. O BYD ATTO 3 obteve apenas 55% na Competência de Assistência e 35% no Apoio à Segurança.
Euro NCAP congratula BYD por reagir
Em nota de imprensa agora divulgada, o Euro NCAP alerta os proprietários do BYD ATTO 3 para a necessidade de instalarem a última atualização over the air e congratulam a BYD por ter reagido à nota negativa e resolvido o problema.
“O papel do Euro NCAP é avaliar a segurança dos veículos nas nossas estradas e partilhar as conclusões tanto com consumidores como com fabricantes. É positivo ver a BYD a responder aos resultados dos nossos testes de 2024, com uma atualização de software para os modelos existentes e um novo sistema melhorado para o ATTO 3 de 2025,” afirma Richard Schram, Diretor Técnico do Euro NCAP.
“No entanto, os proprietários dos modelos anteriores a 2025 devem garantir que instalam a atualização para beneficiarem de um sistema de condução assistida melhorado. Em caso de dúvida, devem contactar o concessionário BYD mais próximo,” sublinha.
“Realizem test-drives com sistemas a funcionar”
O Euro NCAP vai atualizar, a partir de 2026, os protocolos de avaliação para a condução assistida, que passarão a incluir testes de estrada, e recomenda que o comprador realize test-drives “extensivos” com todos os sistemas de ajuda à condução a funcionar antes de se decidir pela compra de um carro.
Subscreva a Newsletter
“Reconhecemos que, quando os sistemas de condução assistida não são bem concebidos ou apresentam comportamentos imprevisíveis, os condutores deixam de os utilizar e os potenciais benefícios de segurança perdem-se”, sublinha Richard Schram.
“Ao evoluirmos os métodos de teste e de pontuação, incentivamos os fabricantes a desenvolver sistemas mais sofisticados, assegurando ao mesmo tempo que o condutor mantém o papel central na condução. Como cada marca adota estratégias e avisos próprios, o Euro NCAP recomenda vivamente que os compradores realizem test-drives extensivos com todos os sistemas ativos antes de adquirirem um automóvel”, conclui.