A nova geração do Polestar 3 tem mais potência e maior capacidade de carregamento graças à arquitetura de 800 Volts e uma grande atualização do seu sistema de computação.
Neste artigo:
Polestar 3 está “ainda melhor”
Por fora continua igual, mas por dentro as atualizações são “profundas”. O CEO da marca sueca diz mesmo que “as melhorias no Polestar 3 são tão profundas que é como estar a falar de um automóvel completamente novo”.
Michael Lohscheller sublinha ainda: “com esta atualização, continuamos a cumprir o nosso compromisso de acrescentar valor aos nossos clientes através de atualizações de software e de hardware over-the-air. O Polestar 3, já de si impressionante, está agora ainda melhor.”
Alterações são profundas no MY2026
Mas que alterações foram feitas ao Polestar 3 e como é que as vai sentir?
De acordo com a marca, as alterações são profundas e nota-se uma diferença relativamente à primeira geração do modelo. O SUV ganha uma arquitetura elétrica de 800 Volts, mas não só
O modelo tem agora novos e mais potentes motores e vê um crescimento exponencial da capacidade de computação central. O Polestar 3 MY 2026 é assim um carro mais eficaz, mas potente e, também, ainda mais seguro.
Arquitetura de 800 Volts
A primeira das grandes alterações que o Polestar 3 MY2026 traz é a sua nova arquitetura elétrica. O SUV topo de gama da marca passa a ter uma arquitetura elétrica de 800 Volts
O MY26 marca um “salto tecnológico significativo” para o SUV. A nova arquitetura permite carregamentos DC significativamente mais rápidos., com uma potência máxima de até 350 kW. Ao carregar a bateria dos 10 aos 80% em 22 minutos, o MY2026 carrega 25% mais rápido do que a primeira geração.
Além do mais, a nova arquitetura traz também uma maior eficiência energética, até 6% segundo o ciclo WLTP, e permite a integração de novas baterias de iões de lítio fornecidas pela CATL.
Novo motor traseiro
Independentemente da versão escolhida, o novo Polestar 3 ganha um novo motor traseiro síncrono de ímanes permanentes, desenvolvido internamente, que oferece uma potência superior. Quando combinado com um motor dianteiro assíncrono, esta nova configuração permite atingir até 500 kW de potência total na variante Performance.
Mas também há novidades no motor dianteiro, que passa a contar também com uma funcionalidade de desconexão automática quando não é necessário, o que já acontecia nas versões Dual motor do Polestar 2. Esta funcionalidade melhora a eficiência e a autonomia na condução diária.
O novo motor traseiro altera também o equilíbrio de potência, agora com uma maior predominância traseira. Combinado com barras estabilizadoras atualizadas e uma refinação extensiva do software da direção, o resultado é uma experiência de condução “ainda mais direta e envolvente” em todas as versões do modelo.
Computador 8 vezes mais potente
O Polestar 3 foi o primeiro veículo definido por software da Europa, mas o Model Year 2026 eleva o poder de computação central para outro nível.
O processador NVIDIA DRIVE AGX Orin substitui a anterior unidade Xavier, aumentando a potência de processamento de 30 para 254 triliões de operações por segundo (TOPS). Este salto representa uma capacidade de computação 8 vezes maior e permite uma “gestão mais rápida e inteligente” dos sistemas de segurança ativa, desempenho da bateria e dados dos sensores.
Polestar 3 2024 com novo processador gratuito
Quem tiver um Polestar 3 de primeira geração também vai ter motivos para sorrir.
A marca sueca afirma que “esta atualização de hardware será também oferecida gratuitamente como uma modificação retroativa a todos os atuais clientes do Polestar 3”.
O início das atualizações do processador está previsto para o início de 2026. A substituição gratuita será feita em oficina, sendo que os clientes serão contactados quando o processador NVIDIA DRIVE AGX Orin estiver disponível para instalação, revela a marca.
Nova nomenclatura
O MY26 apresenta também uma nova nomenclatura de versões: Polestar 3 Rear motor, Dual motor, e Performance, tornando assim mais clara a diferenciação entre versões.
Parte desta nova estrutura inclui uma bateria otimizada para a versão de entrada com motor traseiro. A suspensão ativa com controlo de altura passa a ser opcional na versão Dual motor, mantendo-se como equipamento de série na versão Performance.
Estas versões passam também a ser identificadas pelo design dos cintos de segurança: Preto sólido para a versão Rear moto, preto com faixa em Swedish Gold para a versão Dual motor, cintos totalmente em Swedish Gold para a versão Performance.
Nova estratégia de opcionais
A Polestar tem ainda uma nova estratégia de packs e opcionais, que facilita a configuração do Polestar 3. O novo Pack Climate inclui bancos traseiros aquecidos, volante aquecido e escovas do para-brisas com aquecimento.
Subscreva a Newsletter
O novo Pack Prime combina os packs Pilot, Plus e Climate, e inclui também vidros traseiros escurecidos. O sistema de som Bowers & Wilkins, com colunas nos encostos de cabeça e cancelamento ativo de ruído da estrada, passa a estar disponível como opção individual ou integrado no Pack Plus.
Ainda não são conhecidos os preços do Polestar 3 Model Year 2026. A marca irá anunciá-los quando iniciar a sua comercialização.