Dacia Spring ganha novos e mais potentes motores elétricos Dacia Spring ganha novos e mais potentes motores elétricos

Dacia Spring ganha músculo com dois novos motores

O Dacia Spring está mais carro, com novos motores, melhoria na aerodinâmica e na estabilidade.

O Dacia Spring foi atualizado e conta agora com dois novos motores elétricos mais potentes do que os das versões anteriores.

Dacia Spring melhor, mas com mesmo preço

A nova geração do elétrico da marca romena trouxe melhorias ao nível da motorização, da aerodinâmica, da estabilidade em curva e da própria plataforma. O Dacia Spring está melhor e continua com o mesmo preço, mantendo-se como o automóvel elétrico mais barato do mercado.

Dacia Spring mantém-se como o carro elétrico mais barato do mercado
Dacia Spring mantém-se como o carro elétrico mais barato do mercado @Renault Group

O modelo tem agora dois novos modelos, ambos mais potentes do que os que equipavam as gerações anteriores. O Dacia Spring está agora equipado com dois novos motores de 70 cv/52 kW e 100 cv/75 kW, consoante a versão.

Motores mais potentes

As novas unidades substituem os motores anteriores, de 45 cv/33 kW e 65 cv/48 kW e oferecem mais potência e binário, entre os 80 e 120 km/h (+20%). A marca sublinha, em comunicado, que o carro proporciona agora uma experiência de condução mais confortável, nomeadamente em autoestrada.

Os novos motores permitem uma aceleração mais rápida do que a conseguida com as gerações anteriores.

ACELERAÇÃO SIGNIFICATIVAMENTE MAIS RÁPIDA DE 80 A 120 KM/H
 Novas motorizaçõesMotorizações anteriores
Spring 1006.9s 
Spring 7010.3s 
Spring 65 14.0s
Spring 45 26.2s

Um carro mais estável

Os novos motores tornam o Dacia Spring mais preparado para as condições de condução reais, quer nas ruas da cidade como em autoestrada.

Juntamente com as novas unidades motrizes, o Spring recebe, pela primeira vez, uma barra estabilizadora, de série, em todas as versões. A estabilidade do carro nas curvas é melhorada e sai reforçada pela adoção de novas configurações para os amortecedores e molas da suspensão.

A plataforma do Dacia Spring foi também ela atualizada e aloja agora uma nova bateria na seção central que foi reforçada. Estas alterações tornam a estrutura mais rígida e otimizam a distribuição do peso entre a dianteira e a traseira, melhorando o equilíbrio geral do veículo.

Melhoria aerodinâmica

A Dacia também mexeu na aerodinâmica do Spring, tornando-o um modelo mais eficiente, nomeadamente com um conjunto de carenagens na dianteira, lateral e traseira para reduzir a turbulência aerodinâmica.

O novo spoiler limita a turbulência na parte superior da porta traseira. Isto traz um benefício muito tangível para a autonomia do Spring, resultando numa melhoria significativa no SCx: 0,660, em comparação com 0,745, com jantes de 14 polegadas, e 0,665, em comparação com 0,743, com jantes de 15 polegadas.

Andar a semana inteira

Os novos sistemas de propulsão funcionam com uma nova bateria de 24,3 kWh. O Dacia Spring é o primeiro carro no Grupo Renault a utilizar a tecnologia de Fosfato de Ferro e Lítio (LFP) e oferece segurança térmica, longevidade e custo otimizados.

Em nota de imprensa, a marca sublinha que “os clientes percorrem, aproximadamente, 34 km por dia em quatro viagens, a uma velocidade média de 34 km/h. Assim, com uma autonomia de 225 km (ciclo combinado WLTP nas versões com jantes de 15 polegadas), o Spring pode ser utilizado durante a semana inteira com uma única carga”.

Subscreva a Newsletter

O Dacia Spring já vendeu mais de 179.000 unidades na Europa desde o seu lançamento em 2021. Só em 2025 foram vendidos mais de 17 mil na Europa, o que faz do modelo o segundo mais vendido a particulares no mercado europeu.

Em Portugal, desde o início do ano foram vendidas 871 unidades desde o início do ano, o que representa um incremento nas vendas de 264,4% relativamente ao mesmo período do ano passado, de acordo com a ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *