O Polestar 5 foi distinguido com o troféu de Melhor Veículo Elétrico na 9.ª edição do Salão Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE), que decorreu entre 17 e 19 de outubro na Alfândega do Porto.
Ouça o resumo do texto:
Áudio gerado por IA
Neste artigo:
Prémio com “valor especial”
O reconhecimento, atribuído através de votação do público, marca a estreia ibérica do GT de quatro portas e reforça o posicionamento da marca sueca no segmento premium da mobilidade elétrica em Portugal.
Miguel Pinto, Diretor Geral da Polestar Portugal, sublinha a importância do prémio: “O Polestar 5 é um automóvel único, que ilustra na perfeição o ADN da Polestar e marca o início de uma nova fase para a marca. Este prémio no SAHE tem um valor especial por ser atribuído através da votação do público, num evento onde estiveram milhares de pessoas e dezenas de modelos elétricos em exposição.”

“O facto de termos sido escolhidos entre tantas propostas de qualidade reforça a confiança dos consumidores portugueses na nossa visão. Estamos na direção certa para continuar a crescer, com solidez e propósito,” garante.
Polestar 5: design arrojado
Com um design escandinavo arrojado, inspirado no protótipo Precept revelado em 2020, o Polestar 5 representa uma nova era para a marca, ao combinar inovação tecnológica, sustentabilidade e performance. A aviação foi a principal inspiração para a criação do modelo, que evidencia uma superfície esticada sobre um perfil aerodinâmico em forma de asa com uma cauda ao estilo “kamm”.
Com 5 metros de comprimento, o Polestar 5 apresenta uma frente baixa com faróis de lâmina dupla com tecnologia Pixel LED. À semelhança do Polestar 4, o novo modelo não tem vidro traseiro e utiliza espelho retrovisor digital e vidro traseiro virtual, contribuindo para o seu perfil aerodinâmico sem comprometer o espaço no banco traseiro.

O modelo ostenta ainda o maior teto panorâmico de vidro de toda a gama Polestar, com pouco mais de 2 metros de comprimento por 1,25 metros de largura, garantindo “que os ocupantes traseiros apreciem uma sensação verdadeiramente iluminada e espaçosa”.
Performance de Grand Tourer com 650 kW
Construído sobre uma plataforma de alumínio sob medida, a Polestar Performance Architecture (PPA), o GT de quatro portas debita uma potência total de 650 kW e um binário de 1.015 Nm na versão Performance, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos. A versão Dual Motor de 550 kW completa o mesmo teste em 3,9 segundos. Ambas as versões são limitadas eletronicamente a 250 km/h.

O modelo utiliza um motor elétrico traseiro desenvolvido internamente que contribui com até 450 kW e 660 Nm para a potência total. A arquitetura de 800 volts permite carregamentos rápidos e, para maior eficiência, o motor traseiro pode ser desconectado. A versão Dual Motor pode atingir até 670 km de autonomia (WLTP) com uma única carga, enquanto o Polestar 5 Performance percorre até 565 km (WLTP).
Lutz Stiegler, CTO da Polestar, afirmou: “As nossas equipas de P&D trabalharam de forma incansável para desenvolver a Polestar Performance Architecture desde o zero, e isso deu frutos na performance deste GT”.
“Em conjunto com o motor traseiro desenvolvido internamente, a arquitetura elétrica de 800 V e as nossas decisões de engenharia inovadoras, o Polestar 5 é um Grand Tourer incrível e versátil”, conclui.
Interior pensado para quatro passageiros
O Polestar 5 é concebido como um modelo de quatro lugares, mas pode transportar cinco passageiros. O sistema de climatização é de quatro zonas, bem como as funções de aquecimento, ventilação e massagem, controláveis pelos passageiros através do apoio de braço central quando este está na posição rebaixada.
Os bancos traseiros têm o mesmo design dos bancos dianteiros Recaro, sendo possível recliná-los individualmente para maior conforto. Ao levantar o apoio de braço, cria-se um quinto lugar de assento com configuração desfasada, proporcionando mais espaço para os ombros. Um recorte na bateria, conhecido como “garagem para os pés”, localiza-se atrás dos bancos dianteiros, oferecendo mais espaço e uma posição de assento mais natural para os ocupantes traseiros.

A posição de condução é deliberadamente reclinada, focada na performance, graças aos bancos rebaixados e ao volante em ângulo vertical próximo do condutor. O display do condutor tem 9 polegadas e é montado diretamente na coluna de direção ajustável eletricamente. O condutor conta ainda com um head-up display de 9,5 polegadas que exibe informações focadas na condução.
Tecnologia de assistência à condução de última geração
O Polestar 5 vem com sistemas de assistência à condução (ADAS) de última geração, incluindo a SmartZone, que contém sensores, radar e uma câmara de estacionamento frontal. A função Pilot Assist ajusta a velocidade e a posição do veículo na faixa escolhida, em velocidades até 150 km/h.
No total, o modelo possui 11 câmaras de visão, uma câmara de monitorização do condutor, um radar de médio alcance e 12 sensores ultrassónicos. O Polestar 5 possui ainda oito airbags e utiliza radares internos para detetar o número, a posição e o tipo de ocupantes, a fim de acionar as medidas de segurança corretas em caso de acidente.
Disponível em Portugal a partir de 123.900€
Apesar de ter sido apresentado mundialmente em setembro, o Polestar 5 já está disponível para encomenda em Portugal. Na apresentação do modelo, Miguel Pinto adiantou ao EVMag que a primeira encomenda foi feita menos de 24 horas depois e que são já várias as unidades encomendadas.
Entre os futuros proprietários do Polestar 5 conta-se Rosa Mota. A atleta, que acompanhou a apresentação na Alfândega do Porto, já tem dois carros elétricos e agora pretende um estradista.
O Polestar 5 Dual Motor Launch Edition pode ser encomendado a partir de 123.900€, enquanto o Polestar 5 Performance está disponível desde 147.700€.
A marca aponta que as primeiras unidades comecem a ser entregues na primavera de 2026. O modelo está disponível em seis opções de cores, incluindo duas opções de pintura fosca – Storm, um cinza escuro forte, e Magnesium, um acabamento mais claro, semelhante ao prateado.
Principais caraterísticas:
| Característica | Dual Motor | Performance |
|---|
| Potência | 550 kW / ≈ 748 CV | 650 kW / ≈ 884 CV |
| Binário / Torque | ~812 Nm | ~1 015 Nm |
| 0-100 km/h | 3,9 s | 3,2 s |
| Velocidade máxima | 250 km/h | 250 km/h |
| Autonomia (WLTP) | Até ~670 km | Até ~565 km |
| Capacidade da bateria | 112 kWh (≈106 kWh utilizáveis) | Igual capacidade (112 kWh) |
| Tensão da arquitetura | 800 V | 800 V |
2025 será ano recorde de vendas em Portugal
Miguel Pinto revela ainda que “2025 será sem dúvida o ano em que batemos o nosso recorde de vendas em Portugal. Estamos a introduzir no mercado modelos altamente competitivos e a alargar a nossa expansão territorial – incluindo a abertura de um novo espaço em Faro – e a proporcionar uma experiência premium em cada momento. Produto, proximidade e confiança são os pilares do nosso sucesso.”
A distinção do Polestar 5 no SAHE é mais um marco na trajetória da marca em Portugal, que continua a consolidar-se como uma das principais referências no segmento elétrico premium.
O “futuro no presente”
Michael Lohscheller, CEO da Polestar, afirmou anteriormente que “o Polestar 5 traz o futuro para o nosso presente. A nossa visão para o design, a tecnologia e a sustentabilidade da Polestar não é mais um sonho, mas sim uma realidade que os nossos clientes podem adquirir.”
Subscreva a Newsletter
“Com um design escandinavo puro no interior e no exterior, uma plataforma única, motores potentes, chassis sofisticado, tecnologia de ponta e materiais conscientemente sustentáveis, o Polestar 5 é uma estrela que guiará o setor e o modelo perfeito da Polestar,” garante o CEO da marca.



