rastreador interativo rastreador interativo

ACEA desenvolve rastreador interativo para eletrificação na Europa

A Associação Europeia de Fabricantes de Automóvreis (ACEA) desenvolveu um novo rastreador interativo para mapear o progresso na eletrificação e na transição para emissões zero.

Ferramenta reflete realidade

Ao disponibilizar o rastreador interativo com dados fiáveis, a ACEA pretende que esta seja uma ferramenta que ajude a tomar decisões inteligentes, garantindo que as políticas refletem com precisão a realidade.

O rastreador interativo é uma ferramenta dinâmica atualizada regularmente com dados recentes, permitindo a todos os interessados aceder aos dados mais recentes sobre indicadores-chave.

rastreador interativo
A nova ferramenta interativa desenvolvida pela ACEA @DR

A ferramenta dá uma imagem precisa da evolução da transição elétrica, ao disponibilizar dados como novos registos, infraestruturas, veículos atualmente em circulação e preços de carregamento em segmentos de veículos.

Rastreador interativo ajuda na tomada de decisões

“A transição para a mobilidade com emissões zero não está, evidentemente, a avançar tão rapidamente como se esperava quando foram estabelecidos objetivos ambiciosos num contexto político marcadamente diferente. Os fabricantes de veículos estão a fazer a sua parte, fornecendo uma gama diversificada de veículos com emissões zero, mas não podemos enfrentar este desafio sozinhos”, afirmou Sigrid de Vries, Diretora-Geral da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

“Desenvolvemos esta ferramenta para fornecer uma imagem precisa e fiável sobre a eletrificação e a adoção de emissões zero na Europa e ajudar a impulsionar a tomada de decisões que reflitam as realidades atuais da transição”, conclui a responsável.

ACEA
Sigrid de Vries: “não podemos enfrentar este desafio sozinhos” @ACEA

Com base na recente medida de proporcionar flexibilidade aos fabricantes de veículos ligeiros no cumprimento das normas de CO2 a curto prazo, o rastreador contribuirá para alimentar os debates em curso no âmbito do diálogo estratégico com a Comissão Europeia, sublinha a ACEA em comunicado. “O foco deve agora passar para uma estratégia de descarbonização a longo prazo que aborde as condições insuficientes subjacentes que estão a impedir a transição”.

Dados-chave mostrados pela ferramenta

O rastreador interativo permite ver alguns dados-chave, nomeadamente que a quota de mercado dos automóveis elétricos a bateria registou a sua primeira queda em 2024, passando de 14,6% para 13,6% – uma diminuição de quase 6% nas unidades vendidas, depois do fim dos apoios à compra em alguns países, entre os quais a Alemanha.

A ACEA sublinha que são necessários 8,8 milhões de pontos de recarga para automóveis e furgões para cumprir a meta de 2030, mas atualmente existem apenas cerca de 880 000 na UE – o que representa um aumento de dez vezes em cinco anos.

Subscreva a Newsletter

Em média, existe um ponto de carregamento público para cada cinco carros elétricos a bateria na UE, com a proporção a aumentar significativamente quando se incluem os híbridos plug-in e as carrinhas.

Quando carregados em redes públicas, os carros e carrinhas elétricos têm um custo de funcionamento mais elevado do que os modelos com motor de combustão na maioria dos países europeus.

Mercado de pesados elétricos

Outro dado mostrado pelo rastreador interativo que a ACEA reputa de importante é a quota de mercado dos camiões médios e pesados com emissões zero. Esta quota é atualmente de 3,5%, longe da quota de ~35% necessária em apenas cinco anos para cumprir as metas de CO2 para 2030.

Atualmente, existem apenas algumas centenas de carregadores públicos adequados para camiões na UE. No entanto, para cumprir as metas de CO2 para 2030, devem estar disponíveis aproximadamente 35 000 carregadores públicos adequados para camiões, além de cerca de 2000 estações de reabastecimento de hidrogénio (com uma capacidade de pelo menos duas toneladas por dia). Isso significa que, em média, terão de ser instalados mensalmente pelo menos 500 carregadores para se atingir a meta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *