A390 A390

Alpine expande gama elétrica com o novo A390 Fastback

A marca desportiva da Renault, a Alpine, está a expandir a sua gama totalmente elétrica “Dream Garage” com o novo A390 Fastback, um modelo que combina desempenho com praticidade para o dia a dia. Esta berlina de cinco portas é a proposta mais familiar da Alpine até à data, sem comprometer a sua natureza desportiva.

A chegada do modelo aos concessionários está prevista para o final de 2025 na Europa e no Reino Unido. Já o mercado norte-americano está dependente da evolução da questão das tarifas.

Design inspirado no ADN Alpine

O A390 mantém a identidade da marca ao adotar elementos do coupé A110, estendendo as suas linhas desportivas a uma carroçaria de cinco portas mais robusta. O modelo segue de perto o conceito A390_β, apresentado em outubro de 2024, preservando um perfil aerodinâmico e vincos agressivos.

Apesar de algumas adaptações para produção, o Alpine A390 esconde com astúcia a sua ligação ao Renault Arkana e ao Renault Megane elétrico, modelos que partilham parte da sua plataforma e tecnologia.

Dois modelos à escolha

Os compradores poderão optar entre duas versões de lançamento, a GT e a mais potente GTS, distinguíveis pelas jantes específicas e detalhes exclusivos na carroçaria. O exterior exibe uma linha de tejadilho acentuada, padrões triangulares fragmentados no para-choques dianteiro e barras LED a toda a largura, tanto à frente como atrás.

O modelo conta com jantes de 20 ou 21 polegadas e uma altura ao solo de 152 mm, complementada por proteções inferiores discretas, que sugerem robustez sem cair na estética SUV.

Dimensões e habitáculo premium

Com 4.615 mm de comprimento, 1.885 mm de largura e 1.532 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2.708 mm, o A390 posiciona-se entre um hatchback desportivo e um SUV compacto, garantindo uma condução envolvente sem sacrificar demasiado o espaço interior.

No habitáculo, Alpine abandonou os elementos futuristas do conceito para criar um ambiente mais realista e funcional. O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o ecrã central de 12 polegadas reforçam o caráter tecnológico, mantendo uma ligação ao Renault Megane E-Tech. O volante exclusivo, a consola central personalizada e os materiais premium conferem uma identidade própria ao modelo.

A versão GTS inclui bancos desportivos Sabelt em pele Nappa, e todas as variantes podem ser equipadas com um sistema de som Devialet de 850 watts e 13 altifalantes. Além disso, o espaço de carga é generoso, com 532 litros de capacidade.

Plataforma otimizada e motorização potente

O A390 utiliza a plataforma AmpR Medium, partilhada com modelos como o Renault Megane E-Tech, Scenic E-Tech e Nissan Ariya, mas com melhorias significativas desenvolvidas pelos engenheiros da Alpine.

Subscreva a Newsletter

A configuração de três motores elétricos garante tração integral, distribuindo potência entre o eixo dianteiro e traseiro, suportado pelo sistema Active Torque Vectoring, que melhora a agilidade do veículo. Para maximizar a performance, a suspensão incorpora batentes hidráulicos, inspirados no Renault Megane RS, jantes Michelin específicas e uma direção de resposta ultrarrápida.

Desempenho e autonomia

O A390 GT oferece 396 cv e um binário de 650 Nm, enquanto a versão GTS eleva a potência para 463 cv, com 808 Nm de binário. O modelo mais rápido acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, atingindo 220 km/h de velocidade máxima. Além disso, um modo “Overtake” permite um impulso adicional de potência durante 10 segundos, com um intervalo de 30 segundos para recarregar.

Ambas as versões utilizam uma bateria de 89 kWh, garantindo uma autonomia entre 520 e 555 km (WLTP). O carregamento rápido suporta até 190 kW, reduzindo significativamente os tempos de recarga.

Lançamento e preços

A Alpine abrirá as pré-encomendas do A390 na Europa e Reino Unido no quarto trimestre de 2025.

Embora os preços finais não estejam confirmados, estima-se que a versão GT comece nos 73.000 euros, enquanto a GTS poderá rondar os 85.600 euros, posicionando-se como concorrente direto do Porsche Macan, Audi Q4 Sportback e-tron e BMW iX2.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *