O SUV médio da marca alemã será apresentado oficialmente no Salão de Munique a 7 de setembro. Testado por Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz, o GLC elétrico surge com suspensão pneumática da S-Class, cockpit MB.OS e capacidade de reboque até 2.4 toneladas. Estas são as primeiras imagens do automóvel.
Neste artigo:
Apresentação em Munique a 7 de setembro
A Mercedes-Benz acaba de revelar os primeiros detalhes sobre o GLC elétrico, modelo que será oficialmente apresentado ao público no Salão Internacional do Automóvel (IAA Mobility) de Munique, a 7 de setembro de 2025.
Trata-se de uma evolução completa do SUV médio mais vendido da marca, agora com arquitetura elétrica de 800V, carregamento ultrarrápido e tecnologia inspirada em modelos de topo como a S-Class.
Källenius ao volante do GLC elétrico
As primeiras imagens e especificações surgiram após um teste conduzido pelo próprio CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, no centro tecnológico da marca em Sindelfingen, na Alemanha. O vídeo, publicado no canal oficial da marca, revela um modelo mais espaçoso, confortável e tecnologicamente avançado.
“O novo GLC elétrico é conforto, dinâmica, eficiência e inteligência em perfeita harmonia,” destacou Källenius. “Estamos a eletrificar um dos nossos maiores sucessos — e a fazê-lo com uma proposta verdadeiramente completa.”
O CEO da Mercedes-Benz destacou que “o maior programa de lançamento de produtos da história da nossa empresa continua com o novo GLC. Não estamos apenas a apresentar um novo modelo – estamos a eletrificar o nosso campeão de vendas. Contará com uma nova linguagem de design arrojada, tecnologia de ponta, o nosso sistema operativo MB.OS e um desempenho que desperta entusiasmo. O novo GLC é conforto, dinâmica, eficiência e inteligência em perfeita harmonia e está pronto para ser revelado no Salão Automóvel de Frankfurt deste ano.
Suspensão pneumática da S-Class e direção traseira
Entre as maiores novidades técnicas está a adoção do sistema de suspensão AIRMATIC com amortecimento adaptativo, até agora exclusivo de modelos de luxo da Mercedes-Benz. Com esta tecnologia, o novo GLC absorve de forma quase total as irregularidades da estrada, garantindo uma condução suave e silenciosa.
O modelo também inclui direção no eixo traseiro até 4,5°, integrada no pacote “Agilidade & Conforto”, o que melhora a manobrabilidade em cidade e a estabilidade em autoestrada.
Maior espaço interior e bagageira ampliada
O GLC elétrico tem uma distância entre eixos 8 cm superior à da versão com motor a combustão, o que se traduz em mais espaço para pernas e cabeça, tanto na frente como atrás.
A bagageira tem agora 570 litros de capacidade, extensível até 1.740 litros com os bancos rebatidos. A novidade é a presença de uma bagageira frontal (“frunk”), com mais 128 litros de espaço adicional, acessível por controlo tátil.
Carregamento rápido e autonomia reforçada
Com a nova arquitetura elétrica de 800V e uma bateria de última geração, o GLC 400 4MATIC é capaz de recuperar até 260 km de autonomia em apenas 10 minutos, numa estação de carregamento rápido DC.
A potência máxima de carregamento ultrapassa os 320 kW, com compatibilidade adicional com carregadores de 400V através de conversor específico.
Capacidade de reboque: até 2.4 toneladas
O GLC 400 4MATIC com tecnologia EQ pode rebocar até 2,4 toneladas, sendo ideal para grandes caravanas, reboques de barcos ou reboques para cavalos. O peso da lingueta de 100 quilos permite o transporte de bicicletas elétricas num suporte adequado.
Com estabilização de reboque ESP e assistente de manobra de reboque, o GLC oferece um manuseamento particularmente conveniente e seguro. Diz a marca em comunicado que é “perfeito” para um fim de semana “a carregar o seu carro clássico ou a transportar um barco até ao lago, o GLC garante uma viagem tranquila e segura”.
Inteligência digital com MB.OS
No interior, o GLC estreia uma nova identidade digital da Mercedes-Benz, com destaque para o sistema operativo MB.OS, que alimenta o novo MBUX Hyperscreen — um painel tátil panorâmico que funde visual elegante com funcionalidades inteligentes.
Subscreva a Newsletter
Este “supercérebro” da Mercedes permitirá personalização do ambiente a bordo, sugestões de rota, integração com dispositivos domésticos inteligentes e uma experiência de condução mais intuitiva. A marca anuncia o GLC como o primeiro modelo de uma nova família EQ com esta linguagem visual.