A Audi revelou o Concept C, um estudo de design que marca o início de uma nova filosofia estética para a marca dos quatro anéis. Apresentado em Milão, o modelo antecipa um futuro roadster elétrico de dois lugares e serve como manifesto visual daquilo que a Audi descreve como “simplicidade radical e precisão técnica”.
Neste artigo:
Silhueta monolítica
“O Audi Concept C é um desportivo elétrico de dois lugares que incorpora a nova filosofia de design da marca e abre caminho para o futuro,” afirma a marca em nota de imprensa.

Com proporções atléticas e uma silhueta monolítica, o Concept C combina elementos clássicos com soluções contemporâneas. A identidade visual da Audi é reinterpretada na nova moldura vertical, que integra os quatro anéis e uma assinatura luminosa composta por quatro elementos horizontais em cada farol.
Audi Concept C é o primeiro com tejadilho rijo retrátil
Inspirado no Auto Union Type C de 1936 e na terceira geração do Audi A6 (2004), é a partir da nova moldura vertical que se desenvolve todo o volume estrutural do veículo. A linha de ombros pronunciada define o perfil lateral e a postura desportiva do Audi Concept C é reforçada pelo habitáculo recuado e assente sobre a carroçaria. A traseira do veículo é marcada por superfícies limpas e grelhas horizontais.


A arquitetura do Concept C permite que a bateria esteja colocada ao centro do automóvel, o que permite uma distribuição equilibrada de massas e uma estética fluida. Pela primeira vez num roadster da marca, o bólide tem um tejadilho rígido retrátil composto por dois elementos, que permite alternar entre uma experiência de condução aberta e uma aparência de coupé.
“Minimalismo atlético”
A carroçaria é apresentada na cor “Titanium”, inspirada no brilho técnico do metal homónimo, um tom com que os designers pretenderam transmitir leveza, força e elegância., reforçando o caráter escultural do modelo.







“O Concept C encarna o minimalismo atlético com pureza de forma, precisão e solidez,” descreve a Audi. “A tensão é gerada pela interação entre superfícies plenas e contidas, intersectadas por uma única linha. Juntas, estas características definem a essência da arquitetura”, afirma na nota de imprensa.
Lugar para dois
No habitáculo, as formas geométricas e superfícies arquitetónicas criam espaço para dois ocupantes. Os comandos físicos são fabricados em alumínio anodizado, oferecendo uma sensação tátil precisa e mecânica, incluindo o “Audi click” característico.




O volante tem elementos hápticos refinados e os anéis da Audi em metal real no centro. A paleta cromática do interior segue a lógica do exterior, com tons inspirados no titânio e materiais naturais que criam um ambiente acolhedor e elevado. A iluminação ambiente indireta revela com precisão os materiais e reforça a solidez do design.
Ecrã central retrátil
O Concept C adota o princípio de “shy tech”, onde a tecnologia está sempre presente, mas nunca dominante. O ecrã central de 10,4 polegadas é retrátil e apresenta informações contextuais de forma intuitiva.
Os comandos hápticos no volante e na consola central estão posicionados exatamente onde o utilizador espera encontrá-los, promovendo uma interação clara e precisa. “A tecnologia inteligente cria uma experiência fluida que apela a todos os sentidos,” sublinha a Audi.
Subscreva a Newsletter
Nova filosofia de design
O Concept C antecipa um futuro modelo de produção e influenciará diretamente o design de propostas futuras. O Audi Concept C marca o início de uma nova filosofia de design e é, por isso, um momento definidor para os quatro anéis,” conclui a marca, que acrescenta:
“De todos os ângulos, o concept car demonstra uma simplicidade radical – o cerne da nova filosofia de design da Audi”.



