Pela primeira vez na história do mercado automóvel europeu, os veículos 100% elétricos (BEV) ultrapassaram a marca de 1 milhão de unidades vendidas no primeiro semestre de 2025.
Neste artigo:
1 milhão é marca histórica
Os dados da JATO Dynamics indicam que, apesar da conquista simbólica, o segmento enfrenta pressões significativas — com perdas entre os principais fabricantes e um mercado global em desaceleração.
No total, foram vendidas mais de 1.020.000 unidades BEV entre janeiro e junho, num contexto em que o mercado geral automóvel recuou 0,3% face ao mesmo período de 2024. Em junho, as matrículas totais desceram 4,4%, com países como Itália, Bélgica, Alemanha e Roménia a registarem quedas entre 14% e 50%.
“Preços elevados, instabilidade geopolítica e o pós-pandemia estão a travar o crescimento. A Europa Ocidental perdeu mais de 2,5 milhões de unidades anuais desde 2019”, afirma Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics.
Volkswagen lidera com margem confortável
No ranking das marcas com mais registos de BEV na primeira metade do ano, o Volkswagen Group mantém a liderança com 28% de quota de mercado. A grupo alemão beneficiou da ampla oferta de modelos elétricos, especialmente nas gamas da Volkswagen, Audi e Skoda, destacando-se como o principal grupo neste segmento.
A Stellantis aparece na segunda posição, com 11% de quota, apesar de enfrentar uma queda geral nas vendas de veículos novos. Apenas marcas como Alfa Romeo, Peugeot e Jeep conseguiram crescer no segmento — o resto da gama, incluindo Fiat, Opel/Vauxhall, Citroën e DS, registou quedas significativas.
Model Y continua a liderar
No que à venda de modelos 100% elétricos diz respeito, o Tesla Model Y continua a ser o BEV mais vendido na Europa, com 68.801 unidades vendidas no semestre, apesar da quebra relativamente ao primeiro semestre de 2024.
O Volkswagen ID.4 é o segundo BEV mais vendido, com o Model 3 a ocupar a última posição do pódio.
Tesla em queda, ultrapassada pela SAIC
Mas estes números não impedem que a grande surpresa no segmento BEV tenha sido a queda da Tesla, que passou de 2,4% para 1,6% de quota de mercado, com uma descida de 33% nas vendas. A marca americana perdeu o seu lugar no ranking para a SAIC Motor, fabricante da MG, que cresceu 22% e totalizou 162.153 unidades vendidas no semestre.
“O Tesla Model Y atualizado não atingiu as expectativas. A concorrência de marcas como BYD e do Grupo Volkswagen dificultou a manutenção da liderança”, sublinha Felipe Munoz.
No mês de junho, a Tesla foi ainda a segunda marca mais registada no segmento BEV, embora no acumulado semestral tenha ficado em quarto lugar. A Volkswagen, a Stellantis e a SAIC superaram a marca americana em unidades vendidas.
BEV cresce… mas perde fôlego
Apesar de ultrapassar o marco simbólico de um milhão de veículos 100% elétricos registados, o segmento mostra sinais de abrandamento.
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De acordo com os analistas, a crescente concorrência, a desaceleração nas economias europeias e o impacto dos preços mantêm o mercado instável. Novas estratégias de produto e maior acessibilidade poderão definir o rumo dos próximos trimestres.