A empresa holandesa Wattlab, especializada em energia solar para o setor marítimo, entregou um sistema solar híbrido à HGK Shipping que transforma o navio cargueiro Blue Marlin no primeiro navio de transporte fluvial do mundo capaz de navegar com energia solar diretamente aplicada à propulsão elétrica.
Neste artigo:
Blue Marin é marco tecnológico
O projeto representa um marco tecnológico significativo no caminho da descarbonização da navegação interior, com implicações diretas na eficiência energética e na redução de emissões.
Instalado no novo navio da operadora alemã HGK Shipping, o sistema é composto por 192 painéis solares, montados no estaleiro De Gerlien van Tiem, e foi desenvolvido em parceria com a Blommaert Aluminium e a Van Tiem Electro. A integração foi concluída em cerca de uma semana, seguida de testes e comissionamento nos dias posteriores.
Propulsão solar híbrida com gestão energética automatizada
Ao contrário do navio Helios — também operado pela HGK e detentor do recorde mundial de maior instalação solar num navio fluvial com 312 painéis — o Blue Marlin distingue-se por alimentar não só os sistemas de bordo de baixa voltagem, como também os motores elétricos de propulsão de alta voltagem, permitindo navegação híbrida e propulsão solar em condições reais.
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Em declarações à assessoria de imprensa, David Kester, cofundador e COO da Wattlab, destaca que “o Blue Marlin representa um verdadeiro avanço técnico, ao utilizar energia solar diretamente para propulsionar o navio, além de alimentar os sistemas de apoio”.
Sistema gera até 35 kW
Sob condições ideais, o sistema poderá gerar até 35 kW, funcionando em conjunto com quatro geradores diesel que alimentam a propulsão elétrica. Este modelo de gestão integrada permite “peak shaving”, isto é, evitar a ativação de geradores adicionais durante picos de consumo, com a energia solar e as baterias a suprirem as necessidades.
A gestão da energia é totalmente automatizada, distribuindo eletricidade entre os diferentes sistemas de forma inteligente e em tempo real, o que contribui para aumento da eficiência global e redução do consumo de combustível fóssil.
Possibilidade de navegação apenas com energia solar
Segundo a Wattlab, existem cenários — nomeadamente em descidas fluviais e com carga leve — em que o navio poderá navegar apenas com propulsão solar durante períodos limitados, o que representa uma estreia absoluta no setor da navegação interior comercial.
O responsável de gestão de frota da HGK, Tim Gödde, sublinha que “o Blue Marlin leva-nos um passo além da Helios, ao usar energia solar diretamente na transmissão. É mais um contributo para tornar o transporte fluvial — já por si um modo de transporte de baixas emissões — ainda mais sustentável”.
A HGK Shipping é uma das maiores operadoras europeias de transporte fluvial, com uma frota de 350 embarcações e volume anual de transporte superior a 43 milhões de toneladas, incluindo cargas secas, químicos e gás.
Energia solar além dos rios
A Wattlab afirma que o projeto Blue Marlin marca também uma nova fase na estratégia marítima de descarbonização, com soluções solares escaláveis para embarcações costeiras e oceânicas, à medida que cresce a pressão regulatória e os custos de combustível continuam voláteis.
Além do setor fluvial, a empresa pretende aplicar sistemas semelhantes de propulsão solar em navios de longo curso, recorrendo a tecnologia leve, modular e integrável na arquitetura elétrica já existente dos navios.