Uma VW IdBuzz da Brisa carrega num centro operacional da concessionária de autoestradas Uma VW IdBuzz da Brisa carrega num centro operacional da concessionária de autoestradas

Brisa instala 168 carregadores para frota e GNR

Os novos carregadores destinam-se a apoiar o patrulhamento da GNR e da Brisa na rede de autoestradas.

A Brisa está a instalar 168 carregadores nos seus 15 Centros Operacionais para os Volkswagen utilizados pela concessionária e pela GNR no patrulhamento da rede de autoestradas.

Brisa investe em carregamento rápido e lento

O projeto contempla dois tipos de equipamentos: 56 carregadores rápidos DC de 50 kW e 112 carregadores AC de 22 kW. Esta infraestrutura vai abastecer os Volkswagen ID. Buzz, utilizados pela Brisa, e os Volkswagen ID.3, que equipam a GNR nas operações de patrulhamento das autoestradas operadas pela concessionária.

Um carregador da Brisa instalado no Centro Operacional da Azambuja
A instalação dos carregadores para a Brisa e para a GNR vai estar concluída nos próximos meses @Brisa

Os carregadores rápidos DC, fabricados em Itália, destacam-se pela eficiência de 97% e pela versatilidade: podem carregar uma viatura até à potência máxima ou, em alternativa, dividir a energia entre dois veículos, fornecendo 25 kW a cada um. Os carregadores lentos, AC de 22 kW, foram produzidos na Eslovénia e asseguram carregamentos em corrente alternada com fiabilidade e qualidade.

Atingir neutralidade carbónica até 2040

A instalação dos 168 carregadores elétricos faz parte de um plano de transição energética mais amplo do Grupo Brisa. A concessionária estabeleceu objetivos ambiciosos para os próximos anos: reduzir as emissões de CO₂ de âmbito 1 e 2 em 60% até 2030 e atingir a neutralidade carbónica até 2040.

Uma VW IdBuzz da Brisa carrega num centro operacional da concessionária de autoestradas
A Brisa pretende atingir a neutralidade carbónica em 2040 @Brisa

A importância estratégica deste investimento é sublinhada por Vasco da Cunha, administrador executivo da Brisa Operação e Manutenção: “os carregadores vão contribuir para a concretização da nossa estratégia de eletrificação e descarbonização das nossas operações. As nossas equipas dos centros operacionais trabalham 24 horas por dia na operação e manutenção da nossa rede de autoestradas que ultrapassa os 1500 quilómetros. É essencial garantir pontos de carregamento eficazes e eficientes para termos os nossos veículos elétricos sempre operacionais.”

Frota já 52% eletrificada

Atualmente, a frota do Grupo Brisa conta com 52% de veículos eletrificados e 109 pontos de carregamento para uso exclusivo. Com os novos equipamentos, a empresa reforça a capacidade operacional dos seus centros, garantindo autonomia contínua aos veículos que asseguram a manutenção e assistência na extensa rede de autoestradas.

Julián Gil, Diretor de Soluções de Mobilidade Elétrica da SIVA|PHS, entidade que representa a Moon Power em Portugal, considera que “a parceria entre a Moon e a Brisa representa um marco importante na expansão da mobilidade elétrica em Portugal”.

“Este projeto – conclui – não só apoia a transição energética das empresas e das frotas nacionais, como reforça a capacidade da SIVA|PHS em oferecer soluções completas de eletrificação, desde os veículos até à infraestrutura de carregamento.”

Moon Power expande presença em Portugal

A Moon Power, marca da Porsche Holding Salzburg (Grupo Volkswagen), está presente em 18 países e posiciona-se como especialista em soluções de mobilidade elétrica 360 graus, tanto para particulares como para empresas. Com este projeto conjunto com a Brisa, a marca reforça a sua presença no segmento empresarial português e demonstra a sua capacidade em desenvolver soluções customizadas para frotas corporativas de grande dimensão.

Subscreva a Newsletter

A instalação dos equipamentos nos centros operacionais da Azambuja e restantes postos da rede Brisa deverá ficar concluída nos próximos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *