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BYD adia produção na Hungria e acelera operações na fábrica turca

A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD está a alterar significativamente os seus planos de produção na Europa., A produção na Hungria é adiada por um ano ao mesmo tempo que os prazos são acelerados na Hungria.

De acordo com a agência Reuters, a BYD decidiu adiar o arranque da produção em massa na fábrica de Szeged, na Hungria, para 2026, funcionando abaixo da capacidade nos dois primeiros anos, enquanto acelera as operações na nova unidade em Manisa, Turquia, cuja produção já em 2027 poderá ultrapassar os 150.000 veículos anuais.

Hungria só em 2026

A fábrica de Szeged, anunciada com um investimento de 4 mil milhões de euros, tinha inicialmente previsto um arranque operacional em outubro de 2025. No entanto, o plano revisto prevê apenas “dezenas de milhares” de unidades produzidas durante o primeiro ano, muito abaixo da capacidade inicial de 150.000 veículos, podendo eventualmente chegar a 300.000 unidades/ano numa fase posterior.

O recuo na Hungria contrasta com a expansão projetada para Manisa. A fábrica turca deverá ultrapassar a produção da unidade húngara já em 2026, com novo salto de capacidade em 2028. Uma das razões apontadas é o custo mais baixo da mão de obra e energia na Turquia, que historicamente tem servido como hub produtivo para grupos como Toyota, Stellantis, Ford, Hyundai e Renault.

BYD Hungria
O BYD Dolphin Surf é um dos modelos que será montado na Hungria @BYD

Este movimento representa um recuo na expectativa da União Europeia, que apostava nas tarifas aduaneiras sobre EVs chineses para atrair investimento direto e criar empregos qualificados. A fábrica húngara permitirá à BYD exportar veículos sem as tarifas anti-subsídio (27%) que atualmente se aplicam aos modelos feitos na China pelo construtor. Porém, muitos dos modelos fabricados na Turquia também poderão entrar no mercado europeu livres de tarifas, contornando os objetivos da política comercial da UE.

Modelos em produção e ajustes industriais

Fontes envolvidas no projeto e citadas pela agência Reuters indicam que a fábrica húngara poderá vir a produzir os modelos Atto 2, Atto 3, Dolphin e o novo elétrico Seagull, um dos mais acessíveis da marca.

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Já na Turquia, está prevista a produção do Seal U SUV (versão 100% elétrica), do Sealion 5 (a confirmar se BEV ou PHEV), bem como dois híbridos plug-in: Seal U DM-i e Seal 06 DM-i.

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