A BYD anunciou que o seu supercarro elétrico Yangwang U9 atingiu os 472,41 km/h durante testes de engenharia. De acordo com a marca, o bólide estabelece um novo recorde mundial de velocidade para veículos elétricos. Mas será mesmo assim?
Neste artigo:
Feito impressionante, mas não inédito
O Yangwang U9 já tinha estabelecido um recorde anterior em novembro de 2024, ao atingir os 391,94 km/h. A nova marca de 472,41 km/hrepresenta um aumento de 20,5% face ao teste anterior e posiciona o modelo como o carro elétrico mais rápido alguma vez produzido na China. Ainda assim, não supera o recorde mundial absoluto.

Esse título pertence ao Venturi Buckeye Bullet 3, um veículo elétrico desenvolvido por estudantes da Universidade Estatal de Ohio, que em 2016 atingiu uma velocidade média de 549,4 km/h em testes oficiais realizados no deserto de Bonneville, nos Estados Unidos. Contudo, a marca agora alcançada torna o Yangwang U9 como o carro elétrico de produção mais rápido de sempre.
O Yangwang U9 alcançou os 472,41 km/h a 8 de agosto, durante um teste realizado na pista oval de alta velocidade do centro de testes do ATP Automotive Testing, em Papenburg, na Alemanha.
O que distingue o U9 dos hipercarros tradicionais
Com os 472,41 km/h de velocidade de ponta, o desempenho do Yangwang U9 coloca-o numa liga muito próxima dos hipercarros mais rápidos do mundo. O Koenigsegg Jesko Absolut pode chegar aos 531 km/h, o Bugatti Chiron Super Sport 300+ aos 490 km/h, e o SSC Tuatara detém um registo de 474,8 km/h. O U9 está apenas a 2 km/h deste último.

Mas o que distingue verdadeiramente o Yangwang U9 dos outros hipercarros é o preço. Enquanto os hipercarros mencionados custam entre 1,4 e 4,2 milhões de dólares, o Yangwang U9 é comercializado por aproximadamente 232.500 dólares, tornando-o significativamente mais acessível.
Primeiras entregas e produção limitada
O primeiro exemplar do Yangwang U9 foi entregue em agosto de 2024 na China, único país onde está à venda. Desde então, foram entregues 149 unidades, o que faz dele o primeiro supercarro chinês a ultrapassar a marca das 100 entregas.
Este número é modesto em comparação com os volumes de produção de marcas generalistas, mas relevante para um modelo de nicho com vocação tecnológica e de imagem.
A questão do “recorde mundial”
A BYD não especificou se o teste foi realizado em condições homologadas ou se a velocidade foi medida com recurso a sistemas certificados e é este dado que impede que se possa afirmar que o Yangwang U9 é o carro elétrico de produção mais veloz do mundo, suplantando a marca alcançada em julho pelo Rimac Nevera R.
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A imprensa chinesa especializada tem destacado o feito como um marco para a engenharia automóvel chinesa, mas também reconhece que o título mundial absoluto de velocidade num automóvel elétrico permanece nos Estados Unidos.



