Yangwang Yangwang

BYD confirma marca de luxo Yangwang na Europa

A BYD confirmou oficialmente o lançamento europeu da Yangwang, a sua sub-marca de luxo criada em 2022, como parte da segunda fase de expansão internacional do grupo.

2 Yangwang destinados à Europa

Em declarações à revista Autocar, a vice-presidente Stella Li afirmou que: “o nosso plano é trazer a Yangwang para a Europa”. A estreia será precedida pela chegada da Denza, marca premium da BYD, com comercialização prevista para 2026.

Yangwang
O super carro elétrico Yangwang U9 @BYD

Stella Li não revelou uma data exata para os lançamentos, mas confirmou que os modelos U8 (SUV com mais de 1000 cv) e U9 (supercarro elétrico que ultrapassa os 386 km/h) estão já “destinados à venda na Europa”, seguindo-se “mais carros a caminho”, incluindo o U7 super-sedan com tração às quatro rodas e aceleração em menos de 3 segundos”.

A entrada da Yangwang marca a primeira vez que um fabricante chinês se prepara para competir diretamente no segmento ultra-premium europeu, ao lado de marcas como Bentley, Ferrari, Porsche e Lotus.

Sub-marca tecnológica com características únicas

Lançada em 2023, a Yangwang posiciona-se acima da Denza e da própria BYD, oferecendo automóveis com especificações técnicas arrojadas e funcionalidades fora do comum. O U8, SUV elétrico de luxo com extensão de autonomia, inclui capacidades como rotação total em 360° no ponto, flutuação sobre água em modo de emergência e suspensão ativa para salto vertical.

Yangwang
O SUV Yangwang U8 pode rodar 360 graus no mesmo ponto @BYD

O U9, por seu lado, é um supercarro elétrico com suspensão hidráulica total, condução em três rodas e aceleração extrema. Ambos os modelos já foram vendidos na China por valores entre 120.000 e 200.000 euros, embora a vice-presidente admita que o preço na Europa será “significativamente superior” devido aos custos de adaptação à condução à direita e às tarifas de importação impostas pela União Europeia.

U7 estreia como super-sedan de 1250 cv

Entre os modelos “a caminho” mencionados por Stella Li encontra-se o U7, um sedan elétrico de topo equipado com quatro motores, potência total de 1250 cv e binário de 1677 Nm, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos. O modelo deverá concorrer com veículos como o Lotus Emeya, o Porsche Taycan Turbo GT ou o BMW i7 M70, destacando-se pela abordagem radical à performance e ao conforto digital.

Yangwang
O Yangwang U7 está equipado com 4 motores elétricos @BYD

A marca pretende adaptar todos os modelos ao mercado europeu, com especial atenção às normas de segurança, conectividade e compatibilidade com infraestruturas de carregamento rápido. Fontes da BYD indicam que a gama Yangwang poderá incluir showrooms exclusivos, atendimento personalizado e integração com serviços VIP em mercados selecionados.

Estratégia por fases: Denza primeiro, Yangwang depois

Antes do lançamento da Yangwang, a BYD irá introduzir a marca Denza na Europa, orientada para o segmento premium familiar e executivo. A chegada da Denza está prevista para o início de 2026, com modelos como o Z9 GT e o SUV N7 já em processo de homologação. Stella Li sublinha que a estratégia será sequencial e que “a Yangwang virá depois da Denza”.

Subscreva a Newsletter

A BYD pretende assim criar um ecossistema de marcas com posicionamento distinto, replicando a estrutura de grupos como a Volkswagen (com Audi, Porsche e Bentley). Ao expandir gradualmente a oferta, a empresa procura consolidar a presença em todos os patamares do mercado elétrico europeu — da acessibilidade ao prestígio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *