O Dolphin Surf, o automóvel elétrico de baixo custo do fabricante chinês BYD, teve o seu lançamento europeu em Berlim.
Neste artigo:
O carro do segmento A será vendido a três níveis de preços, desde 22.990 euros para uma autonomia de 322 quilómetros, até 24.990 euros para uma autonomia de 507 quilómetros.
Desconto de lançamento
Até ao final de junho, as três versões do BYD Dolphin Surf estarão disponíveis a um preço com desconto de 19.990-24.990 euros, disse o chefe de vendas Patrick Schulz na quarta-feira. Em Portugal, o Dolphin Surf é vendido a 20.885 euros na fase inicial.
Na China, o BYD Dolphin Surf tornou-se em novembro do ano passado o automóvel mais vendido na China, sob a designação de Seagull e com um preço bem mais económico do que na Europa. A BYD vende o Seagull na China pelo equivalente a 8.900 euros.
A Reuters afirma que o carro “aumenta a pressão sobre os fabricantes de automóveis europeus para que ofereçam alternativas elétricas mais acessíveis, uma vez que o custo continua a ser uma barreira importante para uma maior adoção dos EV”.
O campeonato dos EV baratos
Apenas um punhado de modelos, como o Dacia Spring ou o T03 da Leapmotor, estão à venda na Europa por menos de 20.000 euros, lembra a agência noticiosa, embora 11 novos modelos com preços abaixo de 25.000 euros sejam comercializados este ano, incluindo o ID.2 da Volkswagen, o Renault R5, o Fiat Grand Panda e o Hyundai Inster.
Leia também:
“O segmento compacto é a próxima fronteira da eletrificação na Europa”, afirmou em Berlim Maria Grazia Davino, diretora regional da BYD para os mercados que incluem a Alemanha. “Pensamos que este mercado tem um enorme potencial”.