A BYD tem planos para implementar uma rede de carregamento ultrarrápido em toda a Europa. A iniciativa visa fortalecer a presença da empresa no continente e aumentar a confiança dos consumidores na condução elétrica
Neste artigo:
Carregamento ultrarrápido em empresas e concessionários
Stella Li, vice-presidente da marca e responsável pela divisão europeia, revelou em conferência de imprensa na Bélgica que a rede terá carregadores capazes de fornecer até 1.000 kW de potência.
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A estratégia da BYD inclui o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento ultrarrápido em parceria com empresas locais, além da instalação de pontos nos concessionários da marca.
Mais de 400 km de autonomia em 5 minutos
Entre as novidades tecnológicas da rede, destacam-se os “megawatt flash chargers”, capazes de fornecer até 1.000 kW de potência. Estes postos de carregamento ultrarrápido foram concebidos para reduzir drasticamente o tempo de recarga, permitindo que um veículo recupere entre 400 e 470 km de autonomia em apenas cinco minutos, dependendo do tipo de bateria e geração do automóvel.
Stella Li afirmou aos jornalistas que a rede “vai mudar o jogo e aumentar a confiança do consumidor na direção elétrica”,
Esta infraestrutura irá complementar o lançamento europeu dos novos veículos da plataforma Super da BYD, como o Han L e o Tang L, reforçando a aposta na tecnologia e na experiência do utilizador.
Expansão estratégica
Esta iniciativa surge num momento crucial para a BYD na Europa, onde a empresa está a expandir a produção e reforçar a sua presença comercial. A marca anunciou que a sua primeira fábrica de automóveis de passageiros no continente, localizada na Hungria, deverá começar a operar antes do final de 2025.
O crescimento das vendas da BYD também reflete a rápida evolução da marca na região. Stella Li afirma que as vendas de veículos elétricos da marca na Europa estão a aumentar a um ritmo de cerca de 10% ao mês. Nos primeiros quatro meses de 2025, a marca vendeu 41.409 unidades na Europa, um número que representa um salto significativo face às 10.453 unidades vendidas no mesmo período de 2024.
Primeiro na China, depois na Europa
Enquanto a BYD avança na implementação da rede europeia, a marca já tem em implementação na China o seu novo sistema de carregamento ultrarrápido. Lançado em março, é capaz de fornecer 400 km de autonomia em cinco minutos e atingir picos de potência de 1 megawatt. A marca está a construir uma rede de 4.000 carregadores flash no país.
A aposta em carregadores de alta potência na Europa responde a uma preocupação essencial dos consumidores: a ansiedade de autonomia. A BYD pretende reduzir o tempo necessário para recarregar veículos elétricos, aproximando-o da experiência dos combustíveis fósseis, fator crucial para a transição em larga escala para a mobilidade elétrica.
Com a nova fábrica na Hungria e a expansão da rede de carregamento ultrarrápido, a BYD reforça o seu compromisso com o crescimento sustentável na Europa.
Em Portugal, a BYD tornou-se em maio a marca que mais vende automóveis elétricos. A nível global, deixou para trás a Tesla e foi a marca mais vendida no segmento.