A BYD quer vender 1 milhão de automóveis fora da China até ao final do ano. A ambição é duplicar o volume de exportações registado no primeiro semestre do ano.
Neste artigo:
Meta: 1 milhão
Só nos primeiros seis meses do ano, a BYD vendeu mais automóveis no estrangeiro do que em todo o ano de 2024. Com efeito, no primeiro semestre de 2025, a BYD vendeu mais de 472.000 veículos fora da China, superando o total de 417.204 unidades exportadas em 2024.

Se atingir o objetivo agora anunciado por Li Yunfei, diretor-geral de marca e relações-públicas da empresa, de dobrar os números do primeiro trimestre, a BYD ultrapassará, pelo menos, os 944.000 veículos exportados em apenas um ano. Com a meta de 1 milhão, a construtora aproximar-se-á dos números dos líderes chineses em exportação automóvel, como a SAIC e a Chery.
BYD em mais de 100 mercados
A BYD comercializa atualmente os seus veículos em mais de 100 mercados internacionais, incluindo em Portugal, onde em agosto consolidou a sua posição de líder do mercado de automóveis elétricos, posição que pela primeira vez alcançou em julho.
Além da exportação direta, a empresa opera fábricas fora da China, nomeadamente na Tailândia, no Uzbequistão e, mais recentemente, no Brasil, A BYD vai ainda abrir nos próximos meses novas fábricas na Turquia e Hungria. Com esta estratégia, a empresa contorna barreiras tarifárias e reforça a flexibilidade logística.

Ainda recentemente, foram enviadas mais de 900 unidades do BYD Dolphin, fabricadas na Tailândia, para a Alemanha, Bélgica e Reino Unido. A operação permitiu evitar a tarifa adicional de 20,7% sobre os 10% já aplicados às importações de automóveis elétricos fabricados na china.
Maior lucro com exportações
A BYD obtém cerca de 5.000 dólares de lucro por cada veículo vendido na Europa, mesmo com os elevados encargos aduaneiros, de acordo com os cálculos do Rhodium Group. Em contraste, o lucro líquido por unidade vendida na China foi de aproximadamente 1.260 dólares (9.000 yuan) em 2024, revela a mesma fonte.
Com estes números, o mercado europeu continua a ser extremamente atrativo para a BYD. A meta de 1 milhão de unidades vendidas no estrangeiro surge num momento em que o crescimento doméstico da BYD começa a desacelerar.
Vendas estagnadas na China
Em maio, a empresa lançou campanhas de desconto em 22 modelos, numa tentativa de escoar inventário acumulado nos concessionários. Embora a marca tenha negado oficialmente uma redução na produção, os dados de julho mostram um crescimento marginal de apenas 0,1% face ao mesmo mês do ano anterior, o mais baixo em 18 meses.
Nos primeiros sete meses de 2025, a BYD vendeu 2.458.914 veículos de passageiros a nível global, um aumento de 26,2% em relação ao mesmo período de 2024. Apesar do crescimento acumulado, os dados mais recentes indicam uma desaceleração, com julho a registar 341.030 unidades vendidas, praticamente estável face ao ano anterior. Como já se viu, a estagnação acontece por uma estagnação na China, uma vez que as vendas nos mercados internacionais continuam a crescer a um ritmo significativo.
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A empresa continua a expandir a sua gama de modelos elétricos, incluindo o lançamento europeu do BYD Seal 06 DM-i e a chegada do SUV de luxo Yangwang U8L, com preço superior a 180 mil dólares e peso de 3,6 toneladas.



