Um BYD Seal U foi atingido por três raios enquanto circulava. O condutor não sofreu qualquer ferimento e o veículo não sofreu danos, com apenas dois pontos de impacto visíveis no tejadilho.
Neste artigo:
Sistema de proteção ativa ativado ao ser atingido por três raios
O incidente aconteceu no sul da China e foi apanhado em vídeo. De acordo com mecânicos da rede de assistência da marca, o BYD Seal U (que na China se chama BYD Song Plus EV) não sofreu danos.
O pack de baterias, o sistema de controlo eletrónico e o motor não apresentaram qualquer sinal de curto-circuito. O veículo ativou automaticamente o sistema de corte de energia, demonstrando elevada resiliência e segurança elétrica ao ser atingido por três raios.
Segurança comprovada em cenário extremo
Li Yunfei, diretor de relações públicas da BYD, confirmou o incidente na rede social chinesa Weibo, sublinhando que o BYD Seal U resistiu a três descargas elétricas consecutivas sem comprometer os seus sistemas vitais. O condutor permaneceu dentro do veículo e aguardou assistência, sem necessidade de evacuação imediata.
Os especialistas citados pela Sanyan Tech explicam que o interior de um automóvel com uma carroçaria metálica selada oferece um refúgio relativamente seguro durante a queda de um raio, devido ao efeito da “gaiola de Faraday”. Quando um raio atinge o veículo, a corrente elétrica é conduzida pela carroçaria metálica até ao solo, e os ocupantes mantêm-se em segurança.
O carro mais exportado pela China
O Song Plus EV é o automóvel mais exportado pela China, com 134,105 unidades colocadas nos mercados internacionais durante o primeiro semestre de 2025.
Subscreva a Newsletter
Na Europa, tem o nome de BYD Seal U. O SUV 100% elétrico do construtor chinês é vendido em Portugal com preços que começam nos 44.490 euros.