CaetanoBus Porto STCP CaetanoBus Porto STCP

CaetanoBus fornece mais 30 autocarros elétricos à STCP

A CaetanoBus vai fornecer mais 30 autocarros elétricos à STCP, reforçando uma parceria que já dura há décadas. O novo contrato, avaliado em 11,6 milhões de euros, é mais um passo na renovação da frota da operadora portuense e também uma estreia: estes veículos fazem parte da nova geração de autocarros zero emissões da marca.

Porto recebe os primeiros da nova geração

Os autocarros adjudicados são do modelo CAETANO e.City Gold, com 12 metros de comprimento e capacidade para 88 passageiros. Vêm equipados com baterias CATL BC5 de até 465 kWh, o que se traduz em maior autonomia, carregamento mais rápido e uma vida útil que ultrapassa os 4.000 ciclos de carregamento. Em termos práticos: menos tempo parado, mais tempo na estrada.

CaetanoBus Porto STCP
Os novos CAETANO e.CityGold começam a circular no Porto ainda antes da sua apresentação oficial @CaetanoBus

Com esta encomenda, a STCP passa a contar com 65 autocarros elétricos da CaetanoBus. E serão os primeiros da nova geração a circular em Portugal, antes mesmo da apresentação oficial marcada para a Busworld 2025, em Bruxelas.

Nova geração, nova abordagem

A CaetanoBus não se limitou a atualizar o design. A nova geração de autocarros elétricos – disponível em versões de 8,5m, 12m e 18m – foi pensada para melhorar a experiência de condução e de viagem. O modelo de 18 metros terá até uma versão BRT (Bus Rapid Transit), com portas de ambos os lados, ideal para corredores urbanos de alta capacidade.

Caetanobus
O e.CityGold faz parte da nova geração de autocarros não poluentes da empresa @CaetanoBus

Por dentro, os autocarros trazem componentes da CRRC, gigante chinesa do setor ferroviário e automóvel. O motor de tração e o inversor 6 em 1 da CRRC permitem reduzir o peso do sistema em até 70%, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência e a fiabilidade elétrica.

Um sinal claro de confiança

Para Nuno Lago de Carvalho, membro da Comissão Executiva da CaetanoBus, esta nova adjudicação é mais do que um contrato, representando a continuidade na aposta na mobilidade elétrica.

“É muito prestigiante para nós fornecer mais autocarros elétricos à STCP, com quem temos orgulho de já vir a fornecer autocarros há várias décadas. Esta encomenda tem um significado especial, pois é a segunda vez que a STCP encomenda autocarros elétricos da nossa nova geração.”

Hidrogénio também entra na equação

A nova geração não se limita aos modelos elétricos a bateria. A CaetanoBus continua a apostar nos autocarros a hidrogénio (H2.City Gold), equipados com a pilha de combustível Toyota de Geração 2.5. Estes modelos contam com baterias CATL reforçadas (até 130 kWh nos de 12 metros e 170 kWh nos de 18 metros) para garantir maior eficiência e prolongar a vida útil da célula de combustível.

Subscreva a Newsletter

A plataforma é comum a ambas as tecnologias, o que permite à CaetanoBus escalar soluções e integrar inovações de forma transversal, “utilizando uma plataforma comum que suporta tanto a tecnologia elétrica a bateria como a de célula de combustível a hidrogénio. Esta abordagem unificada garante máxima flexibilidade, eficiência e uma integração perfeita
de tecnologia de ponta em toda a gama”, sublinha o mesmo responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *