camiões camiões

Carregamento de camiões: Daimler Truck avança com rede na Europa

A Daimler Truck vai instalar mais de 3.000 pontos de carregamento rápido para camiões em toda a Europa. A TruckCharge será composta por carregadores semipúblicos e deverá estar concluída em 2030.

Rede arranca este ano

A rede de carregamento TruckCharge começa a ser implantada no terceiro trimestre de 2025 e, quando estiver completada, será a maior da Europa.

A rede ChargeTruck pretende ser um complemento à rede pública @Daimler Truck

A solução permitirá aos proprietários de depósitos disponibilizarem as suas próprias estações de carregamento em alturas em que não estão a ser utilizadas e assim garantir uma rede de carregamento de camiões elétricos mais abrangente.

Europa precisa de 35.000 pontos de carregamento para camiões

Uma boa rede de carregamento rápido é fundamental para que os operadores mudem a sua frota para camiões elétricos. A ACEA – Associação Europeia dos Construtores de Automóveis estima que sejam necessários cerca de 35.000 pontos de carregamento rápido com 800 kW ou mais de potência para que sejam atingidos os objetivos de redução de emissões de CO2 na União Europeia em 2030.

Subscreva a Newsletter

A seis anos desse horizonte temporal, existem menos de 1.000 pontos de carregamento para camiões em toda a Europa, a maioria dos quais tem uma capacidade de carregamento reduzida. A rede semipública da TruckCharge destina-se a complementar a rede de carregamento pública existente, operada pela Milence, entre outros.

O caso da Milence

A Milence foi fundada em julho de 2022 como uma joint venture entre a Daimler Truck, o TRATON GROUP e o Volvo Group e estabeleceu o objetivo de instalar e operar 1.700 pontos de carregamento públicos de alto desempenho na Europa até 2027.

carregamento camiões
O novo posto de carregamento de camiões elétricos da Milence em Malataverne é parte integrante do corredor Barcelona – Lyon @Milence

Atualmente, tem 98 pontos de carregamento operacionais, tendo completado o primeiro grande “corredor elétrico” entre Barcelona e Lyon, e 44 em construção e que deverão abrir brevemente.

Rede TruckCharge para colmatar lacuna

Martin Hink, Diretor de eMobility/H2 Business Solutions da Mercedes-Benz Trucks, afirma que, “com o nosso conceito TruckCharge de carregamento semipúblico, pretendemos colmatar uma grande lacuna na infraestrutura de carregamento para camiões. Com mais de 1.000 concessionários só na Europa, temos as melhores condições para construir rapidamente a nossa própria rede

“Paralelamente, ofereceremos aos nossos clientes uma solução completa que lhes permitirá aderir à rede. Por um lado, a ideia é ajudar os nossos clientes a tornar a sua própria infraestrutura de carregamento mais rentável, uma vez que esta pode ser mais bem utilizada. Por outro lado, queremos oferecer aos operadores de camiões elétricos opções adicionais e atrativas para o carregamento dos seus veículos”, continua.

camiões
A Daimler Truck pretende instalar mais de 3.000 pontos de carregamento semipúblicos para camiões na Europa @Daimler Trucks

Ganhos a jusante e montante

A TruckCharge assume o papel de intermediário entre os operadores de locais e os operadores de frotas e cria a oportunidade para os processos de planeamento, reserva, marcação e pagamento.

Os operadores de locais que disponibilizam os seus próprios postos de carregamento podem gerar receitas adicionais com o carregamento semipúblico, o que lhes permite amortizar mais rapidamente os seus investimentos na infraestrutura de carregamento.

Os operadores de frotas, que utilizam as opções de carregamento, beneficiam de uma vantagem de custos em comparação com as instalações de carregamento públicas e têm à sua disposição uma rede maior e podem reservar estações de carregamento com antecedência.

Cartão de carregamento chega a novos mercados

Para o carregamento em estações públicas, como as localizações Milence, os clientes da Daimler Truck podem continuar a utilizar o comprovado cartão de carregamento Mercedes ServiceCard, que dá acesso à rede de carregamento público em rápido crescimento da UTA Edenred em 28 países europeus.

Este cartão já está disponível para os clientes na Alemanha, Áustria e França. Ao longo do ano, o carregamento em estações públicas da rede UTA Edenred será também disponibilizado aos clientes noutros mercados europeus.

Uma marca, vários serviços

Sob a marca TruckCharge, a Daimler Truck reúne todas as suas ofertas existentes e futuras relacionadas com a e-infraestrutura e o carregamento de camiões elétricos, ou seja, consultoria, infraestrutura e operações.

O TruckCharge destina-se a operadores de frotas de camiões, bem como a empresas industriais com uma frota de camiões própria ou operada externamente. Uma vez que são geralmente utilizados veículos de diferentes fabricantes, o TruckCharge está disponível independentemente da marca do camião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *