xiaomi europa, carros elétricos, EV Xiaomi, xiaomi europa, carros elétricos, EV Xiaomi,

Carros da Xiaomi chegam à Europa em 2027. Oficial

É oficial. Os carros da Xiaomi vão chegar ao mercado europeu em 2027. A chegada dos veículos elétricos da Xiaomi à Europa foi anunciada durante o Far Closer, o evento em que a marca desvenda as novidades.

EVs da Xiaomi na Europa

Xu Fei, vice-presidente da gigante da eletrónica de consumo, anunciou a chegada dos carros elétricos da Xiaomi à Europa no decorrer do ano de 2027, daqui a pouco mais de um ano, mas não disse que modelos virão para o mercado europeu.

A intenção da marca chinesa já tinha sido anunciada pelo presidente da marca durante uma conferência de investidores, mas só agora se tornou oficial com o anúncio durante o evento Far Closer.

O anúncio oficial

Ao anunciar a chegada dos carros elétricos da Xiaomi à Europa, Xu Fei brincou com a audiência, dizendo: “vocês gostam, correto?”, o que originou uma salva de palmas.

Xu Fei anuncia a chegada dos carros elétricos da marca à Europa

O anúncio oficial da chegada dos automóveis à Europa foi feito quando Xu Fei falava do ecossistema Pessoa-Carro-Casa. “Em 2027, os veículos elétricos da Xiaomi irão entrar no mercado europeu. Nessa altura, os nossos utilizadores globais poderão ter a experiência completa humano-carro-casa”, disse.

Que carros da Xiaomi vêm para a Europa?

Na sua intervenção, a vice-presidente da empresa não especificou que modelos chegarão ao mercado europeu em 2027, mas o gigante da eletrónica de consumo já tem um SU7 Ultra matriculado na Alemanha em testes na Europa.

Xiaomi SU7 Ultra carros da Xiaomi Europa
Lei Jung, CEO e fundador da Xiaomi, junto do SU7 Ultra com matrícula alemã @Weibo de Lei Jun

Atualmente, o portfólio de veículos elétricos da marca é composto pelo sedan SU7, e o seu derivado de performance SU7 Ultra, e pelo SUV YU7.

No top 10 da China

Pouco mais de um ano depois do lançamento do seu primeiro automóvel, a 28 de março de 2024, a Xiaomi entrou para o top 10 das marcas que mais vendem na China, tendo entregado 36,396 unidades e alcançado uma quota de mercado de 3,3%.

O fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun, estabeleceu como objetivo conseguir vennder 350.000 unidades em 2025. O planeamento interno indica uma expectativa de atingir entre 400.000 e 500.000 unidades no próximo ano, com potencial para ultrapassar as 800.000 unidades em 2026.

Tempos de espera longos

O SU7 já ultrapassou as 300.000 unidades entregues e o YU7 teve 200.000 encomendas firmes em menos de um dia. A marca tem-se debatido para conseguir corresponder ao êxito dos seus automóveis e está a expandir instalações e a construir uma fábrica nova. Em agosto, e pelo segundo mês consecutivo, conseguiu entregar mais de 30.000 unidades aos seus clientes.

Subscreva a Newsletter

De acordo com a monitorização diária do CnEVPost, “os clientes que encomendam o SU7 enfrentam agora tempos de espera de até 35 a 38 semanas para entrega, enquanto a estimativa de espera para entrega do YU7 se estende para 51 a 54 semanas”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *