Os carros elétricos alcançaram uma quota de mercado de 17,8% em agosto na Europa, sendo que nos primeiros 8 meses do ano os 100% elétricos representaram 15,8% das vendas acumuladas no ano.
Neste artigo:
Carros elétricos com 15,8%
Os dados hoje revelados pela ACEA – Associação Europeia de Construtores revelam que as vendas de veículos elétricos estão a crescer de uma forma sustentada na Europa, representando 15,8% das vendas acumuladas no ano. Esta quota de mercado representa um aumento substancial relativamente a 2024, ano em que as vendas acumuladas de elétricos a bateria entre janeiro e agosto foi de 12,6%.
Para a ACEA, a quota de mercado alcançada pelos veículos elétricos “continua aquém do ritmo necessário para a transição energética”.
Maiores mercados impulsionam crescimento
Nos primeiros oito meses de 2025, foram registados 1.132.603 automóveis elétricos a bateria, garantindo 15,8% da quota de mercado. A ACEA sublinha que o crescimento foi particularmente visível em três dos quatro maiores mercados da região: a Alemanha disparou 39,2%, a Bélgica avançou 14,4% e os Países Baixos subiram 5,1%. A única exceção foi a França, que caiu 2% no acumulado do ano, embora tenha registado um ganho expressivo de 29,3% em agosto, apesar de a entrada em vigor do novo programa de leasing social acontecer apenas no final de setembro.
No global, o mercado automóvel na União Europeia está estável. Entre janeiro e agosto de 2025, as novas matrículas de automóveis na União Europeia recuaram ligeiramente, apenas 0,1% face ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o mercado assinalou dois meses consecutivos de crescimento, revela a ACEA.
Híbridos simples são os mais populares
Os híbridos simples continuam a ser a motorização mais popular na União Europeia. Até agosto, foram matriculados 2.485.069 veículos, o que corresponde a 34,7% do mercado. O aumento foi impulsionado pelos principais mercados: a França cresceu 30,5%, a Espanha 29,3%, a Alemanha 10,1% e a Itália 9,4%.
Embora menos expressivo, o segmento dos híbridos plug-in também está em crescimento. Com 631.783 novas matrículas até agosto, este tipo de motorização representa 8,8% do mercado, face a 6,9% no ano passado. O crescimento foi impulsionado sobretudo pela Espanha, que duplicou praticamente as vendas (+99,9%), pela Alemanha, que subiu 61,2%, e pela Itália, que avançou 62,6%. Só em agosto, os PHEV registaram um aumento de 54,5% em relação a 2024, o sexto mês consecutivo de crescimento robusto.
Motores tradicionais perdem peso
O declínio dos motores tradicionais a combustão acentuou-se. As vendas de automóveis a gasolina caíram 19,7%, para 2.012.580 unidades, ficando-se agora pelos 28,1% de quota, quando no mesmo período do ano passado ainda representavam 34,9%. França foi o mercado mais penalizado, com uma queda de 33,5%, seguida da Alemanha (-25,2%), Itália (-17,6%) e Espanha (-13,1%).
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O gasóleo seguiu a mesma tendência, com um recuo de 25,7% no acumulado do ano, reduzindo a sua presença para apenas 9,4% do mercado europeu.