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China e Europa perto de acordo sobre tarifas para veículos elétricos

A China e Europa estão agora mais perto de um acordo. As negociações para definir preços mínimos nos veículos elétricos fabricados no país asiático entraram na fase final, segundo o Ministério do Comércio da China.

Avanço importante nas negociações

O trabalho não está concluído, sendo ainda necessários ajustes, mas China e Europa demonstraram estar empenhadas em chegar a um acordo que possa suavizar as tensões comerciais.

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Chuina e Europa estão perto de acordo sobre tarifas para carros elétricos @FreePick

Um avanço importante nas negociações ocorreu quando o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, se reuniu com o Comissário Europeu do Comércio, Maros Sefcovic, em França, no final da semana. De acordo com um comunicado oficial divulgado pelo governo chinês, a reunião representou “um grande passo na direção certa para uma solução adequada.”

China e Europa vão “redobrar esforços”

“A parte europeia propôs explorar paralelamente novas vias tecnológicas e a China avaliará a viabilidade dessas propostas do ponto de vista jurídico e técnico”, afirmou o porta-voz, citado num comunicado do Ministério do Comércio.

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O ministro chinês do Comércio teve uma reunião produtiva em Bruxelas @DR

“Ambas as partes instruíram as suas equipas a redobrar esforços para encontrar uma solução mutuamente aceitável, em conformidade com as respetivas regulamentações legais e as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio), a fim de resolver adequadamente as diferenças comerciais” entre China e Europa, acrescentou.

Marcas com estratégias diferentes

A União Europeia impôs tarifas elevadas sobre os automóveis elétricos chineses no ano passado, alegando que os subsídios estatais concedidos pelo governo chinês criavam uma vantagem injusta no mercado europeu. Desde então, de acordo com a Bloomberg, as vendas desses veículos no continente diminuíram significativamente, levando as fabricantes chinesas a reavaliar as suas estratégias.

Algumas marcas optaram por concentrar esforços na venda de híbridos plug-in, que não estão sujeitos às tarifas impostas, enquanto outras, como BYD e Chery, começaram a investir na produção dentro da Europa. Em contraciclo, a BYD, que é o maior construtor chinês, tem visto as vendas de automóveis elétricos no mercado europeu aumentar consistentemente.

Terras raras também em cima da mesa

Enquanto os grupos de trabalho dos dois blocos intensificam os esforços para solucionar as diferenças comerciais dentro dos parâmetros legais e das normas da Organização Mundial do Comércio, a China também se comprometeu a acelerar a aprovação de exportadores qualificados de terras raras para a Europa. Em contrapartida, o governo chinês espera que a União Europeia facilite a exportação de produtos tecnológicos para o mercado asiático.

A União Europeia aplica tarifas de 35,3% ao fabricante chinês SAIC (MG e Maxus, entre outras marcas), de 18,8% à Geely e de 17% à BYD, durante um período máximo de cinco anos.

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