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China restringe “one-pedal” em veículos elétricos por segurança

Nova norma nacional proíbe a ativação automática do modo one-pedal nos modelos vendidos a partir de 2027 na China. O objetivo é reforçar a segurança ativa e prevenir atrasos na reação do condutor.

One-pedal não pode ser ativado por defeito

O governo chinês aprovou uma nova regulamentação que irá restringir a utilização do modo de condução one-pedal nos veículos elétricos comercializados no país.

A norma GB 21670-2025, agora publicada, define que este modo — que permite travar ou imobilizar o automóvel simplesmente ao levantar o pé do acelerador — não poderá ser ativado por defeito nos modelos homologados a partir de 1 de janeiro de 2027.

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A função one-pedal deixa de estar ativada por defeito @DR

A decisão visa reforçar a segurança ativa dos condutores e evitar situações em que a confiança excessiva na travagem regenerativa possa atrasar o recurso à travagem manual convencional em casos de emergência.

Travagem regenerativa sob vigilância

O modo one-pedal permite reduzir o número de intervenções no pedal do travão e melhorar a eficiência energética ao recuperar eletricidade durante a desaceleração e é adotado por um cada vez maior número de marcas.

Contudo, o regulador chinês considera que a ativação automática deste sistema pode induzir comportamentos de condução passivos e comprometer a capacidade de resposta do condutor. A partir de 2027, este modo poderá continuar a ser utilizado — mas só se for ativado manualmente pelo utilizador, através do sistema de infoentretenimento ou outros comandos configuráveis.

De acordo com a norma, as luzes de travagem traseiras deverão acender-se automaticamente quando a desaceleração regenerativa ultrapassar 1,3 m/s², permitindo sinalizar eficazmente aos condutores que seguem atrás que o veículo está a travar.

Nova estratégia regulatória da China

A medida enquadra-se numa série de decisões recentes das autoridades chinesas destinadas a redefinir os parâmetros de segurança e usabilidade dos veículos elétricos e autónomos. Segundo diversos analistas locais, há uma crescente preocupação em evitar uma excessiva automatização da condução, sobretudo em modelos de acesso que circulam em zonas urbanas densas.

China restringe condução autómona
@FreePick

Recentemente, as autoridades de Pequim já tinham posto um ponto de ordem nos sistemas de condução autónoma, nomeadamente substituindo as expressões “condução autónoma” ou “condução inteligente” por “condução assistida”.

A nova norma é mais um passo na forma como o governo chinês pretende equilibrar inovação e segurança, relembrando que a condução ativa e a previsibilidade continuam a ser pilares da prevenção rodoviária.

Implicações para fabricantes e exportações

A norma GB 21670-2025 irá obrigar todos os fabricantes presentes no mercado chinês — incluindo marcas estrangeiras — a rever a configuração dos seus sistemas de condução e a remover a ativação por defeito do modo one-pedal.

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A maioria dos modelos vendidos na China opera com software local ou adaptado, o que permite implementar rapidamente estas alterações.

  1. “e melhorar a eficiência energética ao recuperar eletricidade durante a desaceleração”

    falso. Não existe diferença regenerativa entre usar o one pedal e o travão. O travão também regenera na mesma proporção.

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