Nova norma nacional proíbe a ativação automática do modo one-pedal nos modelos vendidos a partir de 2027 na China. O objetivo é reforçar a segurança ativa e prevenir atrasos na reação do condutor.
Neste artigo:
One-pedal não pode ser ativado por defeito
O governo chinês aprovou uma nova regulamentação que irá restringir a utilização do modo de condução one-pedal nos veículos elétricos comercializados no país.
A norma GB 21670-2025, agora publicada, define que este modo — que permite travar ou imobilizar o automóvel simplesmente ao levantar o pé do acelerador — não poderá ser ativado por defeito nos modelos homologados a partir de 1 de janeiro de 2027.
A decisão visa reforçar a segurança ativa dos condutores e evitar situações em que a confiança excessiva na travagem regenerativa possa atrasar o recurso à travagem manual convencional em casos de emergência.
Travagem regenerativa sob vigilância
O modo one-pedal permite reduzir o número de intervenções no pedal do travão e melhorar a eficiência energética ao recuperar eletricidade durante a desaceleração e é adotado por um cada vez maior número de marcas.
Contudo, o regulador chinês considera que a ativação automática deste sistema pode induzir comportamentos de condução passivos e comprometer a capacidade de resposta do condutor. A partir de 2027, este modo poderá continuar a ser utilizado — mas só se for ativado manualmente pelo utilizador, através do sistema de infoentretenimento ou outros comandos configuráveis.
De acordo com a norma, as luzes de travagem traseiras deverão acender-se automaticamente quando a desaceleração regenerativa ultrapassar 1,3 m/s², permitindo sinalizar eficazmente aos condutores que seguem atrás que o veículo está a travar.
Nova estratégia regulatória da China
A medida enquadra-se numa série de decisões recentes das autoridades chinesas destinadas a redefinir os parâmetros de segurança e usabilidade dos veículos elétricos e autónomos. Segundo diversos analistas locais, há uma crescente preocupação em evitar uma excessiva automatização da condução, sobretudo em modelos de acesso que circulam em zonas urbanas densas.
Recentemente, as autoridades de Pequim já tinham posto um ponto de ordem nos sistemas de condução autónoma, nomeadamente substituindo as expressões “condução autónoma” ou “condução inteligente” por “condução assistida”.
A nova norma é mais um passo na forma como o governo chinês pretende equilibrar inovação e segurança, relembrando que a condução ativa e a previsibilidade continuam a ser pilares da prevenção rodoviária.
Implicações para fabricantes e exportações
A norma GB 21670-2025 irá obrigar todos os fabricantes presentes no mercado chinês — incluindo marcas estrangeiras — a rever a configuração dos seus sistemas de condução e a remover a ativação por defeito do modo one-pedal.
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A maioria dos modelos vendidos na China opera com software local ou adaptado, o que permite implementar rapidamente estas alterações.
“e melhorar a eficiência energética ao recuperar eletricidade durante a desaceleração”
falso. Não existe diferença regenerativa entre usar o one pedal e o travão. O travão também regenera na mesma proporção.