A terceira edição do Global Automaker Rating revela o crescimento acelerado dos construtores chinesas e os desafios das marcas ocidentais. Sem surpresas, a China lidera as vendas globais de veículos elétricos.
Neste artigo:
Mais de 50% das vendas globais
As construtoras chinesas consolidaram a sua liderança no mercado global de veículos elétricos, ultrapassando as concorrentes americanas e europeias tanto em inovação como em volume de vendas.
Segundo o Global Automaker Rating 2025, publicado pelo International Council on Clean Transportation (ICCT), a China representa agora mais de 50% das vendas globais de veículos elétricos, atingindo um total de 11 milhões de unidades vendidas anualmente.
BYD ultrapassa Tesla em vendas
O relatório destaca um marco importante: em 2024, a BYD superou a Tesla em vendas globais de veículos elétricos a bateria (BEV) pela primeira vez. A fabricante chinesa registou um crescimento de 25% nas vendas de BEVs e um aumento de 47% nas vendas combinadas de BEVs e híbridos plug-in em relação ao ano anterior.
Tanto a BYD como a Tesla permanecem na categoria de “Líderes”, segundo o estudo do ICCT, devido à contínua evolução tecnológica. Melhorias na eficiência energética, velocidade de carregamento e autonomia foram evidentes nos novos modelos de ambas as fabricantes.
O crescimento das marcas chinesas
O domínio das construtoras chinesas deve-se à rápida escalabilidade da produção, avanços em tecnologia de baterias e um mercado doméstico massivo que impulsiona a inovação. Empresas como Geely e SAIC já atingiram 50% de vendas de veículos elétricos, antecipando em um ano os seus objetivos para 2025.
Além disso, cinco das seis marcas com maior quota de mercado de veículos elétricos são chinesas, colocando a indústria europeia e norte-americana em posição de desvantagem.
Drew Kodjak, CEO do ICCT, comenta sobre o avanço chinês: “A evolução do mercado de veículos elétricos na China criou vantagens tecnológicas e de produção para as suas fabricantes. Para a indústria global, já não se trata apenas de alcançar metas futuras, mas sim de manter a competitividade num setor que avança rapidamente.”
Europa e EUA tentam recuperar terreno
Enquanto as fabricantes chinesas lideram, os construtores ocidentais lutam para se manter competitivos. Marcas norte-americanas e europeias enfrentam uma dualidade de desafios, incluindo um ambiente regulatório instável e dificuldades em acompanhar as inovações chinesas.
Mesmo com avanços por parte de General Motors e Honda, que lançaram novos modelos elétricos de alto desempenho, o relatório indica que a Nissan e outras fabricantes japonesas ainda estão atrasadas em relação às rivais chinesas.
A Tata Motors, da Índia, conseguiu sair do grupo de fabricantes em atraso, melhorando a sua posição graças a novos modelos elétricos e medidas sustentáveis para reciclagem de baterias.
Construtores alemães apostam no aço verde
A edição de 2025 do Global Automaker Rating incluiu pela primeira vez um indicador de produção sustentável de aço, devido ao impacto das emissões na cadeia de produção automóvel. O relatório destaca que Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen estão entre as fabricantes que se destacam por utilizar aço produzido com energia renovável, reduzindo significativamente as emissões.
Subscreva a Newsletter
O estudo conclui que a competitividade global no setor automóvel elétrico não depende apenas da tecnologia dos veículos, mas também de estratégias de produção sustentável e das decisões políticas e económicas que moldam a indústria.