A Citroën abriu oficialmente as encomendas do novo ë-C5 Aircross, a inédita versão 100% elétrica do SUV médio da marca, que chega ao mercado nacional com preços a partir de 40.690 euros e uma autonomia de até 520 km em ciclo combinado WLTP.
Neste artigo:
Até 680 km de autonomia
Com duas variantes elétricas disponíveis — uma com 520 km de autonomia e outra com 680 km em ciclo combinado WLTP — o modelo posiciona-se como uma das propostas mais versáteis e confortáveis do segmento C-SUV elétrico. A estreia assinala também a entrada da Citroën na plataforma STLA Medium do grupo Stellantis, que permite maior espaço interior, melhor aerodinâmica e integração de baterias de elevada capacidade sem comprometer o volume da bagageira.
O novo ë-C5 Aircross será produzido na histórica fábrica da Citroën em Rennes e estará disponível em Portugal com preços a partir de 40.690 euros, com três níveis de equipamento — You, Plus e Max — além da versão Business para clientes profissionais.
Duas versões elétricas: 210 cv e 230 cv com baterias até 97 kWh
A versão de entrada do ë-C5 Aircross está equipada com um motor elétrico de 210 cv (157 kW) e uma bateria de 73 kWh, que oferece até 520 km de autonomia. Já a versão de autonomia elevada conta com 230 cv (170 kW) e uma bateria de 97 kWh, capaz de atingir 680 km de alcance em ciclo combinado WLTP. Ambas as versões incluem três modos de condução — Normal, Eco e Sport — e um sistema de travagem regenerativa ajustável em três níveis, com patilhas atrás do volante que permitem selecionar a força de desaceleração e otimizar a recarga da bateria.
O modelo pode ser equipado com bomba de calor, bancos e volante aquecidos, o que permite manter o conforto térmico com menor impacto na autonomia. Em temperaturas negativas, a bomba de calor pode aumentar o alcance em até 25 km.
Planeador de viagem EV e carregamento inteligente
O ë-C5 Aircross integra o novo sistema de navegação conectado da Citroën com planeador de viagem EV, que calcula a rota mais eficiente com base em fatores como carga inicial da bateria, tipo de estrada, tráfego, declives e pontos de carregamento disponíveis. O sistema sugere automaticamente as paragens ideais para recarga, priorizando os postos mais potentes e compatíveis com o veículo.
O carregamento pode ser feito em corrente alternada ou contínua, com tempos de recarga competitivos. A versão com carregador de bordo de 7,4 kW permite recuperar 100% da bateria em menos de três horas numa wallbox doméstica.
Design aerodinâmico e conforto tipo lounge
Na versão elétrica, o ë-C5 Aircross apresenta uma secção dianteira totalmente fechada, otimizada para reduzir a resistência ao ar. A silhueta foi esculpida com linhas tensas e fluidas, capot mergulhante e tejadilho inclinado após a segunda fila, o que contribui para um coeficiente SCx de apenas 0,75 — uma melhoria significativa face à geração anterior. Este trabalho aerodinâmico traduz-se num ganho real de até 30 km de autonomia em autoestrada.
O interior segue o conceito C-Zen Lounge, com bancos Citroën Advanced Comfort tipo “Sofa Design”, iluminação ambiente em oito cores, e um novo ecrã tátil HD em cascata vertical. O painel de instrumentos digital de 10 polegadas é complementado por um Head-Up Display alargado, projetado diretamente no para-brisas. O sistema de infoentretenimento inclui integração sem fios com Apple CarPlay e Android Auto, carregador wireless de 15 W e assistente de voz com tecnologia ChatGPT integrada.
Design aerodinâmico e ganhos reais em autonomia
O novo ë-C5 Aircross apresenta-se com um design mais esguio e eficiente, com destaque para a secção dianteira redesenhada, capot mergulhante e nova assinatura luminosa. A traseira foi igualmente revista para melhorar o coeficiente aerodinâmico, o que se traduz num ganho adicional de até 30 km de autonomia em autoestrada. Com 4.652 mm de comprimento e 1.902 mm de largura, o modelo oferece proporções generosas, especialmente na segunda fila de bancos, reforçando o estatuto de SUV familiar.
O interior segue o conceito Advanced Comfort, com ambiente tipo lounge e bancos com tecnologia “Sofa Design”, suspensões filtrantes Citroën Advanced Comfort e um novo painel de bordo com ecrã tátil HD em cascata vertical (Waterfall), que melhora a ergonomia e a experiência digital. O habitáculo inclui ainda um Head-Up Display alargado, que projeta informações diretamente no campo de visão do condutor.
ë-C5 Aircross com condução semiautónoma
A versão elétrica do C5 Aircross integra a mais recente geração de sistemas de assistência à condução da Citroën, com destaque para o Drive Assist 2.0, que permite condução semiautónoma em autoestrada. O modelo inclui também funcionalidades como mudança semiautomática de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmara de atenção ao condutor, deteção de ângulo morto de longo alcance, VisioPark 360° e os novos faróis Citroën Matrix LED.
Estas tecnologias visam proporcionar uma condução mais segura e tranquila, reforçando o posicionamento do ë-C5 Aircross como SUV elétrico de referência no segmento C.
Preços e versões disponíveis em Portugal
O novo ë-C5 Aircross está disponível em três níveis de equipamento — You, Plus e Max — além da versão Business para clientes profissionais. Os preços de lançamento são os seguintes: a versão base, You, custa 40.690 €, a Plus comneça nos 43.790 € ra Max é vendida a partir de 46.790 €. A versão Business custa 44.790 €.
Subscreva a Newsletter
A Citroën disponibiliza ainda ofertas financeiras específicas para clientes particulares e empresariais, incluindo o programa Simply Drive, que permite rendas mensais competitivas com opção de entrega, refinanciamento ou aquisição no final do contrato. Para empresas, a marca aposta em soluções via Santander e Renting Leasys, com condições ajustadas ao canal B2B.