Cybertruck, com a carroçaria angulosa, não pode ser importada para a Europa, confirma o exército norte-americano. A imagem mostra uma Cybertruck parada no deserto Cybertruck, com a carroçaria angulosa, não pode ser importada para a Europa, confirma o exército norte-americano. A imagem mostra uma Cybertruck parada no deserto

Cybertruck proibida na Europa, confirma exército americano

O Exército dos EUA confirmou que a Tesla Cybertruck não pode ser importada na Europa devido a falhas graves de segurança passiva

O Exército dos Estados Unidos confirmou oficialmente que a Tesla Cybertruck não pode ser importada ou registada na Europa. A decisão resulta da ausência de homologação europeia e de “preocupações significativas” com a segurança passiva do modelo.

Cybertruck não pode ser importada

O corpo em aço inoxidável, rígido e de arestas vivas, viola normas essenciais da União Europeia destinadas a proteger utilizadores vulneráveis das estradas, quer sejam peões, ciclistas, motociclistas. Além disso, o peso da Cybertruck ultrapassa os limites previstos para viaturas sem limitadores eletrónicos de velocidade, outra exigência da regulamentação comunitária.

Cybertruck com o seu perfil anguloso viola as normas de segurança da Europa. A imagem mostra uma Cybertruck da Tesla a circular numa estrada com montanhas cobertas de neve ao fundo
A Cybertruck viola “claramente” as normas de segurança europeias @Tesla

O pedido de exceção apresentado pelas Forças Armadas norte-americanas ao Ministério Federal dos Transportes da Alemanha foi recusado após revisão legal. As autoridades concluíram que o veículo “não só não cumpre os requisitos europeus, como deles se desvia de forma significativa”.

Militares americanos podem levar os seus carros

Por regra, os militares norte-americanos colocados no estrangeiro podem levar os seus automóveis, em vez de comprar ou alugar um localmente. Os seus veículos pessoas são importados através da logística do Exército, mas isso não vai acontecer com a Cybertruck.

A Agência de Alfândega do Exército confirmou que não emitirá certificados de importação. “Pode ser uma surpresa para os cidadãos norte-americanos, mas é verdade: as Cybertrucks da Tesla não podem atualmente ser importados ou registados na Alemanha (ou na UE)”, diz uma nota da agência.

Na nota aos militares, a agência salienta que a” Cybertruck não tem homologação da União Europeia (UE) devido a preocupações significativas com a segurança passiva. Diversas especificações da Cybertruck, em particular a carroçaria rígida em aço inoxidável com arestas vivas, violam as normas de segurança da UE, principalmente para a proteção dos utilizadores vulneráveis ​​das vias públicas”.

Normas de segurança europeias “claramente” violadas

Especificando, o exército norte-americano sublinha que a Cybertruck viola “claramente” as normas de segurança em vigor na Europa

Cybertruck, com a carroçaria angulosa, não pode ser importada para a Europa, confirma o exército norte-americano. A imagem mostra uma Cybertruck parada no deserto
A Cybertruck não pode ser importada para a Europa, confirma o exército dos EUA @Tesla

“As normas de segurança da UE não se centram apenas na segurança dos ocupantes dos veículos, mas também na segurança dos outros utilizadores da via pública, em particular dos peões, ciclistas e motociclistas. Estas normas exigem, por exemplo, características de segurança passiva, como zonas de proteção contra impactos que proíbem arestas vivas na carroçaria do veículo e limitadores de velocidade em veículos com peso superior a 3,5 toneladas – requisitos claramente violados pelo Cybertruck.

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Ministério alemão exclui exceção

Mesmo sabendo isso de antemão, a Agência de Alfândega do Exército dos EUA perguntou ao Ministério dos Transportes alemão se podia ser aberta uma exceção para os veículos dos militares norte-americanos. A resposta foi clara:

“Após uma revisão legal, o Ministério dos Transportes alemão negou o pedido, porque o Tesla Cybertruck não só não cumpre os requisitos legais da UE como também se afasta significativamente dos mesmos”.

O exército norte-americano vê ainda uma outra razão para não emitir certificados de importação para as pick-up do construtor norte-americano. A pick-up não é discreta e “atrairia muita atenção”, o que – afirma a nota – ” quando é operado em tráfego público. Isto “contrariaria o propósito da emissão de placas de cobertura USAREUR-AF para proteção da força”.

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