O Dacia Hipster Concept tem um design horizontal. A marca descreve-o como um bloco sobre quatro rodas. O Dacia Hipster Concept tem um design horizontal. A marca descreve-o como um bloco sobre quatro rodas.

Dacia Hipster Concept: um elétrico só com o essencial

Com o Dacia Hispter Concept, a marca quer “reinventar o carro do povo”.

Chama-se Dacia Hipster Concept e não deixa margem para dúvidas: estamos perante um automóvel elétrico “à la Dacia”: apenas com o essencial.

Dacia Hipster Concept reinventa o carro do povo

A Dacia apresentou o seu novo conceito que afirma ir moldar o futuro dos veículos elétricos acessíveis. O Hipster Concept é um automóvel de apenas 3 metros com espaço para 4 adultos e uma bagageira.

O Dacia Hipster Concept tem tudo o que se pode desejar num automóvel para o dia a dia, medindo apenas 3 metros de comprimento, 1,53 metros de altura e 1,55 metros de largura: quatro verdadeiros bancos e uma bagageira que pode ser ajustada dos 70 aos 500 litros,” afirma Stéphanie Chiron, Gestora de Produto Avançado da Dacia.

O Dacia Hipster Concept tem 3 metros de comprimento
O Dacia Hipster Concept tem 3 metros de comprimento @Renault Group

Para desenvolver este concept car, a marca romena partiu do zero, com o objetivo de desenhar um carro elétrico que incorporasse a missão da empresa: “permitir que o maior número possível de pessoas tenha acesso à mobilidade essencial.

Sem meias palavras, a Dacia afirma que a sua ambição foi tão somente “reinventar o carro do povo”.

20% mais leve que o Spring

Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado e de Design Exterior da Dacia, sublinha: “Este é o projeto mais característico da Dacia em que já trabalhei. Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há 20 anos. E envolve inventar algo que, hoje, ainda não existe.”

O Dacia Hipster Concept tem um design horizontal. A marca descreve-o como um bloco sobre quatro rodas.
O Dacia Hipster Concept tem um design horizontal. A marca descreve-o como um bloco sobre quatro rodas @Renault Group

O resultado é o Hipster Concept, um automóvel 20% mais leve que o Spring. A marca recorda que “menos peso significa menos matérias-primas e menos energia utilizada no fabrico. Significa também menos massa para mover, portanto, menos energia consumida”.

2 recargas por semana

A meta por trás do Dacia Hipster Concept é reduzir, para metade, a pegada de carbono ao longo de todo o ciclo de vida do automóvel, em comparação com os melhores automóveis elétricos atualmente disponíveis, afirma o construtor romeno.

A marca não anunciou ainda nem a motorização, nem a capacidade da bateria e muito menos os consumos. Afirma apenas que “é ágil, prático e económico”.

O Dacia Hipster Concept pretende reinventar o carro do povo
O Dacia Hipster Concept pretende reinventar o carro do povo @Renault Group

A construtora sublinha que “foi concebido para o dia a dia, oferecendo autonomia suficiente para as deslocações diárias, com duas recargas por semana. Também, neste aspeto, o Dacia Hipster Concept vai ao encontro das necessidades reais dos clientes. Por exemplo, em França, 94% dos condutores percorrem menos de 40 km por dia”.

Design totalmente horizontal

O Hispter Concept tem um design simples. É um bloco assente em quatro rodas, posicionadas nos quatro cantos. “não há vãos, nem na frente, nem na traseira.

Dacia Hipster Concept apresenta fácil acesso à bagageira.
Dacia Hipster Concept apresenta fácil acesso à bagageira.

A dianteira é totalmente horizontal e a traseira foi desenhada para ser prática e económica. A porta traseira cobre toda a largura do carro e abre-se em duas partes, proporcionando um acesso muito fácil à bagareira.

Além disso, a Dacia apostou num design inovador das luzes traseiras. Como foram colocadas atrás da janela da porta traseira, não requerem um painel de vidro próprio.

“A nossa ambição ao reinventar o verdadeiro automóvel do povo era dar-lhe um design distinto e memorável. Um automóvel que pudesse ser esboçado com três traços de lápis.”

Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado e de Design Exterior da Dacia:

Espaço para 4

No interior, a secção dianteira envidraçada do tejadilho proporciona luz, contribuindo para a sensação de espaço.

Quatro adultos podem sentar-se confortavelmente no Dacia Hipster Concept, com a posição dos bancos do condutor e do passageiro da frente a ser idêntica à do Dacia Sandero. Para reduzir custos e peso, as janelas laterais são deslizantes.

Banco corrido na dianteira

A Dacia prestou especial atenção ao design dos bancos, a fim de combinar conforto e facilidade de utilização, com a redução de peso e custos. O design dos bancos foi simplificado com uma estrutura visível combinada com um tecido técnico de malha.

Os bancos dianteiros são fundidos para formar um banco corrido, uma característica que é uma referência aos icónicos automóveis populares do passado. Os encostos de cabeça são abertos e ajudam a otimizar o peso.

Um automóvel personalizável

O automóvel está equipado apenas com o essencial, mas permite uma personalização à medida. O interior do Dacia Hipster Concept é «YouClip native» e tem 11 pontos de fixação YouClip para os acessórios da gama YouClip desenvolvida pela marca.

Subscreva a Newsletter

Distribuídos pelo painel de instrumentos, painéis das portas e bagageira, podem acomodar vários acessórios, tais como suportes para copos, apoios de braços, luzes de teto ou outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *