Uma grande empresa de construção dinamarquesa anunciou que se desfez de toda a sua frota corporativa de veículos Tesla por causa das ações de Elon Musk.
Neste artigo:
“Decidimos com quem conduzimos”
Ao anunciar a sua decisão de devolver os Tesla da sua frota, a empresa enfatiza: “Na Tscherning, não decidimos apenas como conduzimos, mas também com quem conduzimos”.
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Em nota de imprensa, a empresa dinamarquesa sublinha que “é por isso que decidimos devolver as chaves dos nossos carros da Tesla, não porque a Tesla se tornou um mau carro, mas à luz do compromisso político de Elon Musk e das opiniões que ele expressou publicamente (e que são cada vez mais difíceis de ignorar), nós, como empresa, decidimos dizer «obrigado pela boleia»”.
Empresas fogem da Elon Musk
A Tscherning acrescentou que não quer ser «associada aos valores e à orientação política que atualmente acompanham a marca Tesla». Em vez disso, irá comprar «alternativas europeias» aos veículos Tesla para reconstituir a sua frota corporativa.
Este é o último episódio de um movimento que tem crescido por causa das ações políticas de Elon Musk. São já várias as empresas que não querem ver a sua imagem associada ao comportamento político do homem que simboliza a Tesla. Já no final do ano passado, a Rossmann, uma das maiores cadeias de farmácias da Europa, tinha anunciado não comprar mais automóveis Tesla para a sua frota corporativa.
Ações de Musk causam dano
Desde o ano passado que, na Europa, a Tesla está a sofrer grandes danos à sua marca devido ao envolvimento do seu CEO na política. As vendas já estavam em declínio em 2024, mas a queda acelerou drasticamente em 2025, em parte devido ao apoio de Musk a Trump e a partidos políticos de extrema-direita na Europa.
A atividade política de Elon Musk é uma das principais causas para a quebra de vendas da Tesla na Europa, que é transversal, mas não é a única. À controversa figura de Musk, junta-se uma cada vez maior concorrência, não só dos carros europeus, mas também dos chineses que estão a ganhar quota de mercado na Europa.
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Os números mostram que nem o renovado Tesla Model Y deu o impulso que a Tesla esperava às vendas na Europa, tendo as vendas em março e abril – quando o MY começou a ser entregue – sido dececionantes para a marca norte-americana.
O que é o Musk and a fazer de mal? Essa gente é tão ovelha. Repetem tudo o que os jornais e televisão transportam sem narrativa própria. E se formos por esse campo, qual os automóveis que deveríamos conduzir? Um Volkswagen criado por Hitler ou antes um BMW com cobalto extraído por crianças? Gente deixam de ser meee.